CoD Warzone: Conheça detalhes sobre a volta de Verdansk ao jogo
Battle royale de Call of Duty trouxe o icônico cenário de volta (e muitos jogadores com ele); desenvolvedores explicaram mudanças
Por Rodrigo Tammaro
Publicado em 15/04/2025, às 18h12
Comemorando o aniversário de cinco anos de Call of Duty: Warzone, lançado em 2020, a Activision decidiu trazer uma mudança que foi muito bem-recebida pelos fãs: a volta de Verdansk.
O icônico mapa fez parte da versão original do Battle Royale, um modo em que vários jogadores se enfrentam em um mesmo cenário e o último a sobreviver é o vencedor. A novidade faz parte da Temporada 03 de Black Ops 6, que começou em 2 de abril, e trouxe uma versão melhorada do mapa, além de outras melhorias.
Agora, os desenvolvedores Pete Actipis e Etienne Pouliot — das empresas Raven e Beenox, respectivamente — explicaram a decisão de trazer Verdansk de volta e anteciparam algumas novidades para o futuro do game (via IGN). A seguir, conheça os principais destaques.
Volta de Verdansk (e de muitos jogadores)
A decisão de resgatar o mapa original foi tomada pelas empresas responsáveis pelo desenvolvimento de CoD Warzone. E, ao menos nas primeiras semanas, se mostrou um grande acerto. “Quando falamos retomar Verdansk, era muito importante para nós trazer de volta um momento nostálgico. Após o lançamento, agora estamos recebendo um ótimo feedback da comunidade. Eles parecem estar gostando muito. Nós também somos jogadores, então queríamos construir uma experiência parecida com a qual nós nos apaixonamos em 2020. Então, sim, deu certo. E como jogadores, também estamos muito animados com ele”, disse Actipis.
Para trazer o mapa de volta, os desenvolvedores precisaram deixar a narrativa um pouco de lado. Isso porque, em 2021, a cidade foi destruída na trama do game. No entanto, eles explicaram que essa não foi exatamente uma preocupação e a história pode ser atualizada no futuro.
Além disso, Pete Actipis e Etienne Pouliot contaram que, mesmo que o mapa já tenha sido usado em 2020, eles recriaram tudo do zero para garantir a qualidade e a atualização do cenário. Isso significa que os sons estão mais precisos e a iluminação e texturas mais realistas. A equipe também afirmou que trouxe mudanças nos veículos, nos drones de reposicionamento e nos padrões com que as zonas de jogo vão se movimentando ao longo da gameplay, o que garante partidas mais dinâmicas, movimentadas e surpreendentes.
Até quando Verdansk vai ficar disponível?
“Trouxemos Verdansk de volta por um motivo. Não foi só para trazê-lo de volta por uma temporada e meio que nos despedirmos dele. Muito esforço foi investido”, disse Actipis. De acordo com o desenvolvedor, esse é apenas o começo da jornada, e os fãs podem contar com o cenário durante todo o ano.
A princípio, a ideia é manter o mapa no futuro, mas o desenvolvedor preferiu não se comprometer. “Veremos como as coisas vão a partir daí. Não há confirmação ou qualquer informação sobre a estratégia dos mapas daqui para frente, mas adoramos Verdansk.”
Modo casual
A atualização da nova temporada trouxe também uma nova possibilidade de gameplay: o modo casual, em que 28 jogadores são reais e os outros 120 são bots controlados por inteligência artificial.
Segundo os devs, a novidade tem duas funções principais. A primeira é criar uma alternativa para os jogadores casuais, que querem ter uma experiência mais tranquila e menos difícil se comparada ao modo padrão. A segunda é justamente oferecer aos jogadores que abandonaram o jogo, mas voltaram após a adição de Verdansk, a oportunidade de se habituar novamente com as mecânicas do game. “Fomos muito cuidadosos ao criar essa experiência nesta temporada, e os dados mostram que ela tem sido um sucesso e esperamos manter esse ritmo no futuro", disse Actipis.
O modo também foi muito bem-recebido pelos jogadores, mas a equipe reforçou que está atenta para eventuais mudanças. “Acabou de ser lançado e vamos analisar os dados, vamos evoluí-lo ao longo do tempo para garantir que ele mantenha os princípios de design e o espírito que queríamos.”
TTK
Entre os jogadores mais assíduos de Warzone, TTK (time to kill, ou tempo para matar na tradução para o português) é uma sigla conhecida por representar a velocidade com que um equipamento é capaz de eliminar um rival — em tese, quanto menor o TTK, melhor.
Com a volta de Verdasnk, os devs decidiram criar um time to kill mais baixo e explicaram essa escolha. “A experiência original e o que queríamos voltar agora era tornar o jogo mais casual e amigável, tipo ‘se eu não sou bom em dar tiros certeiros, tenho uma oportunidade, não vou ser destruído em todos os momentos’. Também há muito mais empolgação e mesmo os jogadores menos habituados se sentem mais capazes de enfrentar os rivais”, justificou Actipis.
Mais uma vez, eles reforçaram que vão continuar avaliando essa decisão. Como o TTK mais baixo “equilibra” o jogo e facilita a vida de quem não tem tanta qualidade, a tendência é que o índice seja aumentado em atualizações futuras para recompensar os jogadores mais habilidosos.
Skins especiais
Quem voltou ao jogo, notou que Verdansk está repleto de skins (roupas personalizáveis que os jogadores podem escolher para seu personagem) que não eram vistas no lançamento original. A primeira versão do game tinha uma proposta mais voltada para a simulação militar. Depois de 5 anos e inúmeras mudanças, é possível jogar utilizado personagens de Tartarugas Ninja, Round 6 e The Boys, por exemplo.
Por mais que isso represente uma mudança estética muito significativa em relação à primeira versão do jogo, Actipis reforçou que é preciso entender a nova realidade do Warzone. Outro aspecto foi respeitar as compras dos jogadores, que na maioria das vezes precisam utilizar dinheiro real para liberar as skins no jogo. “Como jogador, investi uma quantidade de tempo, dinheiro, seja lá o que for, e é com essas skins que gosto de jogar. Ok, poderíamos ter criado uma restrição, mas alguns jogadores só querem se divertir ao seu próprio modo.”
Trapaças, hackers e cheats
Um dos problemas muito apontados pelos jogadores nas versões anteriores de Warzone era a quantidade de jogadores usando hacks e mecanismos proibidos para tirar alguma vantagem.
Não à toa, a produtora do jogo anunciou a iniciativa RICOCHET Anti-Cheat, que utiliza diversas ferramentas para monitorar dados e banir trapaças. Os desenvolvedores não entraram em detalhes sobre o funcionamento da iniciativa, mas afirmaram que a sensação geral é de que o problema foi corrigido. “Nós também somos jogadores e nos esforçamos para tornar o game o melhor possível”, destacou Actipis.
Call of Duty: Warzone é um jogo gratuito e está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series S|X
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