Conheça The Testaments, série que continua a história de The Handmaid’s Tale
The Testaments, nova série será ambientada anos após os eventos da trama original, terá Tia Lydia como peça-chave na queda de Gilead
Giulia Cardoso (@agiuliacardoso)
The Handmaid’s Tale chegou ao fim após seis temporadas. Mas os fãs não ficarão desamparados por tanto tempo, pois o spin-off The Testaments (Os Testamentos, em português), baseado no livro homônimo de Margaret Atwood, lançado em 2019, já está em produção.
O segundo capítulo da história é ambientado 15 anos após os eventos do primeiro livro, O Conto da Aia. A série, que ainda não tem previsão de estreia, mas deve ser lançada até o fim do ano, será encabeçada por Ann Dowd, que viveu a Tia Lydia em The Handmaid’s Tale.
Uma das figuras centrais do novo capítulo é Tia Lydia. A personagem, que até então era símbolo da repressão feminina dentro do sistema, agora terá um papel ambíguo: ela segue como tutora dentro da hierarquia de Gilead, mas age secretamente com a resistência. A promessa é mostrar, finalmente, os bastidores da derrocada do regime — com Lydia no centro da conspiração.
Novas protagonistas, mesmo legado
Duas das personagens centrais de The Testaments são as filhas de June: Agnes (Chase Infiniti, Acima de qualquer suspeita) — na verdade, Hannah, criada por uma família de comandantes — e Daisy (Lucy Halliday), que cresceu no Canadá e começa a desvendar as origens que mudarão seu destino. Ambas terão papéis essenciais na luta para infiltrar-se em Gilead e desmantelar o sistema por dentro. A conexão com June cria uma ponte emocional poderosa com os fãs da série original.
A série ainda contará com Rowan Blanchard (Garota Conhece o Mundo, 2014) como Shunammite, uma adolescente da elite de Gilead, criada dentro dos privilégios do regime; e Mattea Conforti (Frozen 2, 2019), como Becka, uma jovem de origem humilde que estuda com a elite. O elenco também inclui Mabel Li, Amy Seimetz, Brad Alexander, Zarrin Darnell-Martin, Eva Foote, Isolde Ardies, Shechinah Mpumlwana, Birva Pandya e Kira Guloien.
A queda de Gilead
Assim como no livro, The Testaments vai mostrar o início do colapso do regime. Em entrevistas anteriores, Margaret Atwood destacou que uma das perguntas centrais da obra é: “Como esses regimes desaparecem?” A série pretende dar essa resposta nas telas — e com a perspectiva das mulheres que viveram e resistiram a esse sistema.
Envolvimento criativo e futuro de June
A nova série terá produção executiva de Bruce Miller, criador de The Handmaid’s Tale, e também contará com Elisabeth Moss na produção. Segundo Miller, a ideia sempre foi expandir o universo de Gilead, e Atwood teria colaborado desde o início do desenvolvimento da continuação. Ainda não há confirmação oficial sobre o retorno de Moss como June, mas a personagem permanece viva na cronologia e pode surgir em algum momento.
Quando estreia?
Ainda sem data oficial de lançamento, The Testaments segue em fase de produção e é esperado que estreie no fim de 2025 ou início de 2026, no Hulu nos Estados Unidos. No Brasil, a exibição deve ocorrer via plataformas que já distribuem The Handmaid’s Tale, como a Paramount+ ou Globoplay, embora nada tenha sido anunciado até o momento.
The Handmaid’s Tale se passa em um futuro distópico, em uma república onde não há mais jornais, revistas, livros ou filmes. Também não existem os direitos ao estudo ou à defesa, com sanções severas aplicadas a todos que se colocam contra Gilead, antes conhecida como Estados Unidos da América.
Na última temporada, June (Elisabeth Moss, O Homem Invisível) continua em sua luta para destruir Gilead, Luke (O-T Fagbenle, Viúva Negra) e Moira (Samira Wiley, Orange Is The New Black) se juntam à resistência e Serena (Yvonne Strahovski, A Guerra do Amanhã), por sua vez, tenta reformar o regime por dentro.
O elenco da última temporada de The Handmaid’s Tale ainda conta com Bradley Whitford (Corra!), Max Minghella (Espiral: O Legado de Jogos Mortais), Ann Dowd (Hereditário), Madeline Brewer (As Golpistas), Amanda Brugel (Matéria Escura), Sam Jaeger (Os Olhos de Tammy Faye), Ever Carradine (Jimmy Bolha) e Josh Charles (Sociedade dos Poetas Mortos).
LEIA TAMBÉM: Conheça Adultos, nova série para quem gostou de Overcompensating