O MELHOR DOS DOIS SHOWS

Criador de ‘Hannah Montana’ nega que série foi inspirada em ‘Lizzie McGuire: Um Sonho Pop’

Michael Poryes rebateu sugestão de Hilary Duff sobre a origem da série de Miley Cyrus: “Não houve inspiração de nenhuma forma”

Maya Georgi, Rolling Stone EUA

Criador de ‘Hannah Montana’ nega que série foi inspirada em ‘Lizzie McGuire: Um Sonho Pop’
Criador de ‘Hannah Montana’ nega que série foi inspirada em ‘Lizzie McGuire: Um Sonho Pop’ - Crédito: Divulgação

Parece que não é exatamente disso que os sonhos — ou as inspirações — são feitos. Michael Poryes, criador do fenômeno Hannah Montana, decidiu colocar os pingos nos is sobre como a série que lançou Miley Cyrus ao estrelato em 2006 foi concebida. E, para a surpresa de alguns, o filme de Lizzie McGuire (2004) não teve nada a ver com isso.

Em entrevista ao TMZ na última quarta-feira, Poryes afirmou categoricamente que Hannah Montana não foi inspirada “em qualquer forma ou configuração” por sua antecessora. O produtor explicou que a Disney lhe apresentou a ideia de uma série sobre uma estrela pop, e que ele formulou o conceito da vida dupla em seu “pequeno escritório na garagem em Los Angeles”. A partir daí, Miley Cyrus elevou o projeto a um patamar de sucesso sem precedentes.

O esclarecimento de Poryes surge após Hilary Duff sugerir, em uma recente entrevista à Vanity Fair, que sua personagem e o longa-metragem gravado na Itália podem ter influenciado a trama central de Hannah.

No filme de 2004, Lizzie McGuire se vê no centro do estrelato internacional ao descobrir uma sósia italiana que é uma cantora famosa em Roma.

“Acho que a Disney sabia que estava encontrando algo valioso quando isso funcionou tão bem”, disse Duff ao rever clipes do filme. “Tenho certeza de que foi algum tipo de fonte de inspiração”, completou a atriz.

A visão de Miley Cyrus

Embora o criador negue a influência técnica, a própria Miley Cyrus já admitiu que, pessoalmente, Hilary Duff foi seu maior norte. Em uma transmissão ao vivo em 2020, Miley se declarou para o seu ídolo:

  • A motivação: “A única razão pela qual eu quis o papel [de Hannah Montana] foi para poder fazer o que você fazia”, disse Miley.

  • O “copia e cola”: “Eu realmente não dava a mínima para ser atriz ou cantora, eu só ia te copiar de qualquer jeito.”

  • O legado: “Eu nunca estaria sentada aqui e sendo uma luz se não fosse por você me mostrando como fazer isso.”

Independentemente de quem teve a ideia primeiro, o fato é que ambas as produções definiram gerações e continuam sendo pauta relevante na cultura pop até hoje.

LEIA TAMBÉM: Onde assistir a ‘Sirāt’, dirigido por cineasta que criticou brasileiros?

TAGS: Hanna Montana, hillary duff, Lizzie McGuire, michael poryes, Miley Cyrus