Criadora de '1899' volta a falar sobre acusação de plágio; 'não me recuperei totalmente'

Casal de criadores vem ao Brasil encontrar fãs brasileiros de Dark e se preparam para uma nova produção

Redação

Publicado em 10/04/2023, às 12h13
1899 (Foto: reprodução/Netflix)
1899 (Foto: reprodução/Netflix)

Os roteiristas Baran bo Odar e Jantje Friese falaram com o Jornal O Globo sobre a nova produção, o sucesso de Dark no Brasil e a acusação de plágio contra1899, série cancelada pela Netflix em 2022. 

Foi um dos momentos mais dolorosos de toda a nossa carreira (...) trabalhamos por dois anos e meio em 1899. Você se dá por inteiro. Quando a série estreia, você sente que finalmente vai poder relaxar, respirar e celebrar. E, de repente, isso é tirado de você e a internet está lhe apontando o dedo e te chamando de 'ladra'.
"Foi como me senti e, de certa forma, estragou toda a minha experiência. Sendo bem honesta, acho que não me recuperei totalmente," finaliza Friese.

Após as acusações, 1899foi cancelada pela Netflix pelo argumento de que era muito cara e não havia atingido um público relevante. A acusação aconteceu em outubro do ano passado, quando a artista brasileira Mary Cagnin apontou em publicações no Twitter, que a série carrega diversos elementos semelhantes a Black Silence, seus quadrinhos publicados em 2016.

+++ LEIA MAIS: Príncipe Philip considerou processar a Netflix por The Crown

Meses após o fim de 1899, o casal vem ao Brasil nos próximos dias 11 a 16 de abril, para o Rio2C, no Rio de Janeiro, o evento do mercado criativo e audiovisual que acontece na Cidade das Artes.  Ainda ao jornal O Globo, Odar e Friese falam da expectativa em conhecer fãs brasileiros de Dark.

 A maioria dos meus seguidores no Instagram vem do Brasil. É insano o tamanho da nossa base de fãs no país. E somos muito gratos porque eles são uma das razões pelas quais Dark foi um grande sucesso," diz Odar.

+++ LEIA MAIS: Não superou final de How To Get Away With Murder? Confira 4 séries com advogados disponíveis na Netflix [LISTA]