CURIOSIDADE

Criadores de ‘Bem-Vindos a Derry’ comentam a tragédia do Black Spot: ‘Humanos são piores que o monstro’

Andy Muschietti revela como o incêndio criminoso foi planejado como a “linha de chegada” da primeira temporada e a mensagem brutal por trás do ataque

Giulia Cardoso (@agiuliacardoso)

Criadores de 'Bem-Vindos a Derry' comentam a tragédia do Black Spot: 'Humanos são piores que o monstro'
Criadores de 'Bem-Vindos a Derry' comentam a tragédia do Black Spot - Crédito: Reprodução

O episódio desta semana de It: Bem-Vindos a Derry trouxe à vida um dos capítulos mais dolorosos e importantes da mitologia de Stephen King: o incêndio do “Black Spot”. Para os leitores do livro de 1986, o nome é sinônimo de tragédia; para a audiência da HBO Max, foi a confirmação de que o verdadeiro horror da série não usa maquiagem de palhaço.

Originalmente ambientado nos anos 30 no livro (e adaptado para 1962 na série), o Black Spot era um refúgio seguro para soldados e cidadãos negros de Derry. O episódio 7 retratou o momento em que um grupo supremacista decide incendiar o clube, garantindo que ninguém saísse vivo. Embora Pennywise se alimente do medo gerado ali (no livro, ele assume a forma de um pássaro gigante durante o evento), a série deixa claro que o ato de violência foi puramente humano.

O Pilar central da temporada

Em entrevista ao TV Insider, os criadores Andy e Barbara Muschietti falaram sobre a pressão de adaptar um evento tão sensível e carregado racialmente. Andy Muschietti explicou que o Black Spot não foi apenas mais um episódio, mas o objetivo final de toda a narrativa construída até agora:

“O Black Spot foi um dos grandes pilares quando decidimos criar a história. Foi como uma ‘linha de chegada’ para nós; basicamente tudo o que você viu até agora foi uma construção em direção a isso. Todas as histórias convergem ali.”

Para o diretor, era crucial fazer justiça ao impacto devastador do livro. Mais do que mostrar o monstro, o objetivo era expor a podridão moral da cidade.

“Precisávamos fazer justiça a essa atrocidade cometida não pela Coisa, mas pelas pessoas de Derry”, disse Andy. “É outra camada que nos conta uma das grandes verdades do livro: os humanos são capazes de fazer coisas tão ruins ou piores do que esse monstro.”

Muschietti também revelou que o incêndio serve como o evento catastrófico fundamental sobre o qual a série de três temporadas é construída, sugerindo que as consequências dessa noite ecoarão nas próximas levas de episódios.

Do que se trata IT: Bem-Vindos a Derry?

IT: Bem-Vindos à Derry é desenvolvida por Andy Muschietti, responsável pelos dois filmes, e promete expandir a história já conhecida, voltando à década de 1960 para mostrar a origem do mal que toma a forma do assustador palhaço Pennywise, interpretado por Bill Skarsgård.

Além de Skarsgård, o elenco de IT: Bem-Vindos a Derry ainda conta com Taylour Paige (A Voz Suprema do Blues), Jovan Adepo (Um Limite Entre Nós), Chris Chalk (Olhos Que Condenam) e James Remar (Yellowstone).

Que horas estreia o último episódio de IT: Bem-Vindos a Derry?

A primeira — e, até então, única — temporada de IT: Bem-Vindos a Derry chega ao fim com o lançamento do seu oitavo e último episódio no próximo domingo, dia 14 de dezembro, a partir das 23h (pelo horário de Brasília). Assista ao trailer da novidade a seguir:

 

FONTE: SCREENRANT

LEIA TAMBÉM: O que o Black Spot significa no universo de ‘It – A Coisa’

Jornalista em formação pela Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, Giulia Cardoso começou em 2020 como voluntária em portais de cinema. Já foi estagiária na Perifacon e agora trabalha no núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
TAGS: Andy Muschietti, Barbara Muschietti, hbo max, It: A Coisa, It: Bem-Vindos à Derry, Stephen King