Com inspirações em outros games e animações dos anos 1930, Cuphead usa nostalgia para criar vilões peculiares
Cuphead (2017) ganhou adaptação para Netflix intitulada The Cuphead Show! (2022). O jogo foi premiado por Melhor Direção de Arte, Melhor jogo Independente e Melhor Jogo de Estreia no The Game Awards e vendeu mais de 5 milhões de cópias apenas dois anos após o lançamento.
Entre as principais características do game estão o visual retrô - uma homenagem às animações dos anos 1930 - dificuldade dos combates, e vilões peculiares. Os antagonistas de Xicrinho e Caneco envolvem demônios, vegetais, animais e diversas criaturas das Ilhas Tinteiro.
+++ LEIA MAIS: Cuphead Show: conheça as vozes por trás dos personagens da série da Netflix [LISTA]
Ver essa foto no Instagram
Para entender mais sobre a mitologia de Cuphead, listamos a origem de alguns dos vilões do game (via CBR). Confira:
Primeiros chefes de Cuphead, a Mafía das Raízes são três vegetais: Cenoura, Batata e Cebola. A inspiração para os personagens veio das animações The Tears Of An Onion e The Fresh Vegetable Mystery, as quais mostram cenouras e batatas muito similares as do game.
+++ LEIA MAIS: Cuphead: Criadores falam sobre desafios de adaptar game para série da Netflix
Um dos vilões mais icônicos de Cuphead é a simpática flor Cagney Carnation, a qual virou meme no Brasil. A dança característica do vilão é baseada na animação Swing You Sinners, dos Irmãos Fleischer - criadores da Betty Boop.
Os sapos não oferecem tanta dificuldade ao jogador até se transformarem em máquina caça-níquel gigante. A ideia por trás dos vilões é bem mais recente em comparação aos outros e faz alusão a outro game: Street Fighter.
O figurino dos sapos entrega a inspiração, com calças brancas e vermelhas, além das luvas e faixas amarradas à cintura. A representação dos personagens é parecida com as roupas de Ryu e Ken, protagonistas da franquia de luta.
O King Dice (Rei Dado em português) aparece em diversos momentos do jogo. O personagem chama atenção pelas roupas elegantes e olhar macabro no rosto - como boa parte dos personagens de Cuphead.
Em outra referência aos Irmãos Fleischer, o Dado gigante é baseado em Cab Calloway - cantor de jazz responsável pela trilha sonora de Betty Boop. Ao ser derrotado, o vilão exclama "Hi-de-ho," frase comum de Calloway.
The Devil (O Diabo em português) é inspirado em diversas formas diferentes de mídia. O chefe final de Cuphead carrega traços dos games de plataforma Ghouls'n Ghostsnas primeiras fases. O último estágio da batalha é baseado na animação Night On Bald Mountain (1941), da Disney. Além disso, a conquista desbloqueada após vencer é chamada "Swing You Sinners," em homenagem à animação dos anos 1930.