Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Entretenimento / Prêmio

Cynthia Erivo está a um passo de conquistar o selo EGOT com Wicked

Atriz e cantora, Cynthia Erivo pode entrar para o seleto grupo de artistas vencedores do Emmy, Grammy, Oscar e Tony

Cynthia Erivo | Foto: Lia Toby (Getty Images)
Cynthia Erivo | Foto: Lia Toby (Getty Images)

Aos 37 anos, Cynthia Erivo está a um Oscar de distância de se tornar uma EGOT, título dado aos artistas que conquistaram as quatro maiores premiações do entretenimento: Emmy, Grammy, Oscar e Tony. Protagonista do musical cinematográfico Wicked, um dos filmes mais aguardados do ano, Cynthia é uma das apostas para o Oscar 2025 por sua interpretação como Elphaba, a Bruxa Má do Oeste.

Baseado no aclamado musical da Broadway, Wickedestreou nos cinemas em 21 de novembro e já quebrou recordes de bilheteria, tornando-se o filme baseado em um musical mais assistido de todos os tempos. Além de Cynthia, o elenco traz Ariana Grande no papel de Glinda, a Bruxa Boa.

Cynthia já acumula três dos quatro prêmios necessários para alcançar o EGOT. Em 2016, ela venceu o Tony Award de Melhor Atriz pelo musical A Cor Púrpura. Em 2017, levou o Grammy de Melhor Álbum de Teatro Musical pelo mesmo trabalho e um Daytime Emmy Award por uma apresentação no Today Show.

No Oscar de 2020, Cynthia foi indicada em duas categorias pelo filme Harriet - O Caminho para a Liberdade. Ela concorreu a Melhor Atriz, por sua interpretação da abolicionista Harriet Tubman, e a Melhor Canção Original, pela música Stand Up. Com isso, tornou-se uma das poucas artistas indicadas simultaneamente em categorias de atuação e música, ao lado de nomes como Lady Gaga e Mary J. Blige.

A atriz

Filha de imigrantes nigerianos e criada em Londres, Cynthia trilhou uma longa jornada até Oz. Ela cresceu em um lar modesto, sua mãe trabalhava como enfermeira, enquanto o pai deixou a família quando ela tinha 16 anos. Inicialmente, Cynthia cursou psicologia musical, mas abandonou os estudos ao ser aceita na prestigiada Royal Academy of Dramatic Art.

Queer e bissexual, Cynthia usa sua visibilidade para promover inclusão e diversidade, sendo uma inspiração dentro e fora das telas.