Damon Albarn revela não usar celular por preocupação com IAs
Em entrevista ao "Conversa com Bial" desta terça (6), cantor do Blur e do Gorillaz revelou relação limitada com tecnologia: "primeiro ataque"
Redação
Publicado em 06/06/2023, às 20h30Damon Albarn é o convidado do Conversa com Bial de hoje, 6. No programa, ele fala sobre o oitavo álbum de estúdio do grupo, Cracker Island, lançado neste ano - e sobre as críticas presentes na faixa-título, que ilustra a utilização de ferramentas como Auto-Tune para correção das vozes e à IA. Falando sobre o assunto, o música compartilhou sua preocupação com a tecnologia dita inteligente, e que por precaução ele próprio não usa aparelho celular:
"Não tenho celular, estou tentando ficar fora dessa que é a primeira aplicação de IA na nossa vida. Vejo tudo por tablet [...]. Tenho redes no meu nome que são administradas pelo empresário e gravadora, mas não estou envolvido com nada ali” diz Damon em entrevista a Pedro Bial.
+++ LEIA MAIS: Damon Albarn, do Blur perde dente durante show [VIDEO]
Para o músico, membro do Gorillaz e também frontman do Blur, a tecnologia teria "fugido do controle":
"Agora somos inundados com versões de IA de todo mundo. Parece um tsunami, e acho que fugiu do controle, e talvez as máquinas tenham criado consciência e estejam começando o primeiro ataque, nos transformando em versões de IA de nós mesmos."
Apesar das críticas à tecnologia, muitos dos clipes do Gorillaz são feitos em animações digitais e Albarn explica que são necessários cerca de 200 desenhistas para fazerem seus clipes, de forma "artesanal" e única, em meio a tanta tecnologia. Além disso, também conta sobre a experiência imersiva para promover o lançamento da música “Skinny Ape”, onde os membros foram projetados tocando na Times Square, em Nova York, e Piccadilly Circus, em Londres.
Damon conta a ideia por trás do novo álbum, as músicas contam uma história, cada uma conta uma parte como os capítulos de um livro, que o leitor deseja saber qual o final “Eu sempre tento fazer discos, não penso em singles. No fim das contas, a capacidade de ouvir o disco numa sentada só é o que mais me interessa”, diz.
Com direção artística de Mônica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar na TV Globo de segunda a sexta, após o ‘Jornal da Globo’. O programa também é exibido no canal internacional da Globo e em simulcast no Globo Play. As entrevistas também podem ser acompanhadas no podcast ‘Conversa com Bial’, disponível no Globoplay ou em qualquer plataforma de áudio.