O comediante Dave Chappelle foi acusado de transfobia após estreia de The Closer, especial da Netflix em que ele faz “piadas” sobre órgãos genitais de pessoas trans
The Closer, último especial de comédia de Dave Chappelle para a Netflix, estreou em outubro de 2021 cercado por controvérsias. No programa, o comediante faz “piadas” a respeito dos órgãos genitais de pessoas trans — o que levou a diversas acusações de transfobia e protestos de funcionários do streaming.
Mesmo com as acusações e polêmicas, Chappelle iniciou uma turnê de comédia ao vivo — e, em uma das apresentações, brincou com os presentes sobre as críticas: “Cara, eu adoro ser cancelado”, disse o comediante para uma plateia de mais de 19 mil pessoas na quinta, 4, em São Francisco, nos EUA.
Segundo reportagem da Rolling Stone EUA, Chappelle ainda explicou ser um “alívio” ser “cancelado” pelos comentários transfóbicos: “É um grande alívio. É como pegar Capone[Al Capone, criminoso norte-americano] por sonegação de impostos.”
Ao final da apresentação, conforme noticiado pelo site Indie Wire, Chappelle voltou ao palco para comentar sobre as críticas relacionadas ao especial The Closer: “Nas últimas três ou quatro semanas, eles têm dito no noticiário que fui cancelado. Não importa. A questão é que, não importa o que digam, estamos juntos.”
A estreia de The Closer causou um grande alvoroço. Em resposta à produção, funcionários da Netflix realizaram um protesto para a plataforma de streaming reconhecer o efeito prejudicial que o material de Chappelle pode ter na comunidade LGBTQ+.
I stand with the trans, nonbinary, and BIPOC employees at Netflix fighting for more and better trans stories and a more inclusive workplace #NetflixWalkouthttps://t.co/LU8FPSBdwE
— Elliot Page (@TheElliotPage) October 20, 2021
Ainda, celebridades se manifestaram contrárias e a favor do comediante e manifestações. Elliot Page, por exemplo, usou o Twitter para defender a atitude dos funcionários: "Eu apoio os funcionários trans, não-binários e pessoas não-brancas da Netflix, as quais lutam por mais e melhores histórias trans, e um ambiente de trabalho mais inclusivo."
+++ LEIA MAIS: Channing Tatum responde polêmicas com Dave Chappelle: 'Machucou muitas pessoas'