De crime a reencontro familiar, ‘A Mulher da Casa Abandonada’ soluciona mistério de 20 anos
Após duas décadas de buscas, equipe da série baseada no podcast encontra Hilda, vítima de trabalho escravo na infância, e revela detalhes inéditos de sua história
Angelo Cordeiro (@angelocordeirosilva)
A diretora Kátia Lund (Cidade de Deus) relembrou o momento em que conseguiu convencer Hilda Rosa dos Santos, personagem central da série A Mulher da Casa Abandonada, novidade baseada no podcast criado por Chico Felitti, a participar da produção, algo que parecia improvável no início.
“O Chico convidou ela para participar do podcast, e ela pediu para não participar. Ele respeitou, e nem revelou o nome dela”, contou em coletiva de imprensa para o lançamento da série documental que traz depoimentos inéditos sobre o caso.
Ao se aproximar da idosa, Lund descobriu uma história que atravessa décadas: Hilda foi separada da família ainda criança, sob a promessa de cuidados e educação, mas acabou vivendo em situação análoga à escravidão. Desde então, parentes no Brasil tentavam reencontrá-la. “Essa família procurava a Hilda há 20 anos, desde que o caso saiu no Fantástico e na Veja”, relatou a diretora.
O reencontro foi possível graças ao contato da neta de uma das parentes, que reconheceu o nome e a ligação com a história narrada no podcast. A busca levou Lund e sua equipe até a casa de Hilda, que vive sozinha e não sabe a própria data de nascimento. “Ela escolheu o dia da abolição como aniversário, porque queria um dia de festa”, contou.
A diretora descreve o momento do primeiro encontro como surpreendentemente caloroso: “Ela viu duas brasileiras e disse: ‘Entra aí! Fazer o quê?’”. A partir dali, Lund passou um ano visitando Hilda e construindo a confiança necessária para que ela contasse sua história diante das câmeras.
No terceiro episódio, é revelado que Hilda preferiu continuar nos Estados Unidos a voltar para São Paulo. A série não aborda o reencontro com sua família.
Qual é a história de A Mulher da Casa Abandonada?
No podcast, Chico Felitti apresentou a peculiar história de uma senhora vivendo em uma mansão em ruínas em um bairro nobre de São Paulo. Durante a investigação, o jornalista descobriu que a mulher e o ex-marido mantiveram ilegalmente uma brasileira como trabalhadora doméstica nos Estados Unidos, em situação análoga à escravidão.
Segundo o Prime Video, a série documental irá apresentar novos detalhes sobre o caso, incluindo depoimentos de testemunhas, que adicionam novas camadas à complexa história, e declarações inéditas do FBI sobre o crime. Assista ao trailer:
LEIA TAMBÉM: Estreia, história e o que mais sabemos sobre O Agente Secreto, com Wagner Moura