De Volta aos 15, série da Netflix com Maisa e Camila Queiroz, está repleta de referências aos anos 2000
Início da internet, tendências de moda polêmicas e hobbies que quase não existem mais. O começo dos anos 2000 nem foi há tanto tempo, mas o mundo mudou desde então e muita coisa ficou no passado. No entanto, De Volta aos 15 (2022), série da Netflix, revisita todas essas lembranças e é uma injeção de nostalgia principalmente para aqueles que cresceram naquela época.
Estrelada por Maisa e Camila Queiroz, ambas no papel de Anita, a produção acompanha uma jovem de 30 anos que viaja no tempo para a época em que tinha apenas 15, mas com a mentalidade da fase adulta. Agora, Anita tem a oportunidade de aproveitar um pouco mais a adolescência e mudar algumas coisas no passado.
Ver essa foto no Instagram
A série está repletada de elementos que marcaram o começo do século e, pensando nisso, listamos algumas para aumentar a nostalgia. Confira cinco referências aos anos 2000 em De Volta aos 15:
Nada de Facebook, Instagram e TikTok! As redes sociais que foram sucesso nos anos 2000 eram o Orkut, MSN e Flogão. O Orkut era repleto de comunidades sobre os mais diversos assuntos, enquanto o MSN era perfeito para conversar com os amigos e ainda tinha uma opção de chamar atenção para não ficar no vácuo. Já o Flogão (que na série é chamado de Floguinho) era um blog para compartilhar fotos, vídeos e pensamentos e que permite Anita revisitar o passado ao ligar o computador antigo.
Se hoje De Volta aos 15 é uma série da Netflix, nos anos 2000 poderia facilmente estar em uma fita VHS em uma locadora, espaço onde as pessoas alugavam títulos para assistir em casa. Apesar do DVD ter surgido nessa época, as fitas ainda fizeram muito sucesso por um tempo.
Uma das brincadeiras favoritas das crianças daquela geração eram os Tazzos, brindes que vinham dentro dos pacotes de salgadinho. Eram diversos temas e quase impossível não se tornar um colecionador. Na série, há um momento em que dois personagens brigam por um Tazzo trazendo mais nostalgia ainda para o momento.
Impossível não ser transportado para os anos 2000 ao ouvir Pitty, Skank, Charlie Brown Jr. e outros sucessos da época que fazem parte da trilha sonora da série. A própria Camila Queiroz, admitiu que ouvia essas e outras músicas para se preparar para personagem.
Em uma das cenas, Carol (Klara Castanho), prima de Anita, relembra uma tendência muito famosa na época: escova progressiva de chocolate. A personagem aparece com a madeixas lisas e fala como o procedimento tem um cheiro doce e dura para sempre.