Existe um motivo para que os personagens da casa Velaryon sejam interpretados por atores negros em A Casa do Dragão; entenda
Em Fogo & Sangue (2018), livro de George R. R. Martin, os Valirianos são descritos como pessoas brancas, no entanto, para a adaptação A Casa do Dragão, os personagens da Casa Velaryon são interpretados por atores negros, o que irritou alguns fãs da franquia.
Em entrevista para o site The Wrap, Ryan Condal, showrunner da série, explicou que a decisão não foi tomada “para que a série seja vista apenas como inclusiva," mas que vai além e existe uma razão prática para a escolha do elenco.
+++LEIA MAIS: A Casa do Dragão: Alicent realmente ama Viserys? Olivia Cooke responde
"Se temos dragões e lobos gigantes, não é difícil acreditar que todos na história não são brancos (...) Além de que fazer a família Velaryon parecer diferente dos Targaryens é realmente muito útil para a diferenciação das pessoas na tela e talvez tornando ainda mais claro que Rhaenyra tem filhos de parentesco questionável. Um elenco diversificado é uma maneira muito interessante de preencher a série com rostos diferentes que você pode ou não ter visto em outra produção."
A Casa do Dragão não é a única série de fantasia a ser criticada por um elenco inclusivo, Anéis do Poder da Prime Video viu o mesmo acontecer, no entanto, o ator Lenny Henry elogiou a produção por trazer mais diversidade ao universo criado por Tolkien. Para o ator, a escolha do elenco foi um dos principais acertos da série.
O intérprete de Sadoc Burrows relembrou como as pessoas precisam se enxergar no conteúdo que consomem em entrevista ao The Times: "Isso tem relação com o século XXI. As pessoas querem se ver."
"Claro, voltando, sempre tem aquilo sobre os livros não mencionarem isso... apesar de alguns personagens serem descritos com a pele mais escura, mas isso era antes. Agora, estamos contando a história," continuou.
Em reflexão sobre a própria infância, Henry afirmou não se sentir representado pelas produções que assistia:
"Não vi pessoas responsáveis por alguém que se parecesse comigo por um bom tempo. Era solitário. Todas essas pessoas agora dizem o mesmo que comecei a falar em 2000: 'a indústria precisa mudar de pressa, por favor.'"