Em 2008, David Lynch falou sobre ‘fim do cinema’ no Roda Viva, da TV Cultura
No programa, exibido em 3 de novembro de 2008, Lynch falou sobre meditação e o futuro do cinema com a chegada da internet
Angelo Cordeiro (@angelocordeirosilva)
O diretor e roteirista David Lynch, responsável por sucessos como Veludo Azul (1986), Cidade dos Sonhos (2002) e a série Twin Peaks (1990), morreu aos 78 anos na última quinta-feira (16). Em 2024, o cineasta revelou que, por causa de anos fumando, havia sido diagnosticado com um enfisema pulmonar, o que o impedia de voltar a trabalhar.
Porém, muitos anos antes do diagnóstico, no ano de 2008, o norte-americano veio ao Brasil em 2008 para divulgar sua experiência com a meditação transcendental e a importância disso em seu processo criativo no programa Roda Viva, da TV Cultura.
Fim do cinema
Na conversa, Lynch também falou sobre o futuro do cinema, a queda de público e venda de DVDs, e como a chegada da internet mudaria para sempre a forma com que consumimos os filmes.
“O filme, ainda que em celuloide, é grande, pesado e lento, o que me lembra os dinossauros desaparecendo lentamente”, destacou o diretor na ocaisão, antecipando que a internet estava ficando cada vez mais rápida e que tudo migraria para a web. Confira no trecho a seguir:
Ver essa foto no Instagram
Especial de cinema da Rolling Stone Brasil
O cinema é tema do novo especial impresso da Rolling Stone Brasil. Em uma revista dedicada aos amantes da sétima arte, entrevistamos Francis Ford Coppola, que chega aos 85 anos em meio ao lançamento de seu novo filme, Megalópolis, empreitada ousada e milionária financiada por ele próprio.
Inabalável diante das reações controversas à novidade, que demorou cerca de 40 anos para sair do papel, o cineasta defende a ousadia de ser criativo da indústria do cinema e abre, em bom português, a influência do Brasil em seu novo filme: “Alegria”.
O especial ainda traz conversas com Walter Salles, Fernanda Torres e Selton Mello sobre Ainda Estou Aqui, um bate-papo sobre trilhas sonoras com o maestro João Carlos Martins, uma lista exclusiva com os 100 melhores filmes da história (50 nacionais, 50 internacionais), outra lista com as 101 maiores trilhas da história do cinema, um esquenta para o Oscar 2025 e o radar de lançamentos de Globoplay, Globo Filmes, O2 Play e O2 Filmes para os próximos meses.
O especial de cinema da Rolling Stone Brasil já está nas bancas de jornal, mas também pode ser comprado na loja da editora Perfil por R$ 29,90. Confira:
Ver essa foto no Instagram
LEIA A MATÉRIA ORIGINAL EM: Em 2008, David Lynch falou sobre ‘fim do cinema’ no Roda Viva, da TV Cultura