Nova minissérie da Netflix, estrelada por Sofía Vergara (Modern Family), conta a história da narcotraficante colombiana Griselda Blanco
Nesta quinta-feira (25), a Netflix lança a minissérie Griselda, que conta a história da narcotraficante colombiana Griselda Blanco, uma das criminosas mais famosas do mundo, conhecida como A Madrinha da Cocaína.
Estrelada por Sofía Vergara, de Modern Family (2009-2020), a novidade mostra como a mulher imigrou da Colômbia junto com os filhos, para fugir dos abusos de um marido violento, e acabou se tornando bem-sucedida em um ramo de negócios inconvencional.
+++LEIA MAIS: Griselda, minissérie protagonizada por Sofía Vergara, estreia na Netflix
Em entrevista à Rolling Stone Brasil, Eric Newman, co-criador e produtor executivo de Griselda, revelou que, apesar de existirem pessoas que são contra contar a história de criminosos, "é perigoso não achar a humanidade nas pessoas, não importa o que eles fazem ou são capazes de fazer".
"Eu realmente sinto que, após fazer vários anos de Narcos antes de Griselda, nós temos obrigação de contar histórias sobre aqueles que as pessoas pensam que são monstros. Acredito que é perigoso não achar a humanidade nas pessoas, não importa o que eles fazem ou são capazes de fazer. Se nós perdermos a noção da humanidade das pessoas, nós não veremos o próximo [criminoso] surgindo", explicou.
"Monstros não nascem, eles são criados por suas circunstâncias e a sociedade precisa tomar alguma responsabilidade. Seria fácil demais jogar tudo para debaixo do tapete e fingir, por exemplo, que milhões de pessoas não morreram vítimas de drogas nos últimos vinte anos. Ou você pode também olhar para a bagunça que a América fez na América Latina com a guerra contra as drogas. Parar de contar essas histórias seria ignorar algo que é perigoso demais para ignorar", acrescentou o produtor.
Na conversa, Newman ainda explicou que a ideia da série não é só focar no lado de Griselda Blanco como uma narcotraficante ou um monstro, mas também em como ela era uma mãe e mulher batalhadora, que apenas seguiu um caminho diferente do comum:
"Uma das coisas que me pegaram durante a minha pesquisa sobre a Griselda era de que ela sempre era retratada como um monstro e isso nunca é verdade. Em minha experiência, todo traficante é adorado pelas pessoas ao seu redor", declarou.
"Ninguém sobrevive, exclusivamente, de intimidar e aterrorizar. Eventualmente, eles acabam se rendendo a isso (...) Porém, no começo, as pessoas esperam que elas possam rever as suas circunstâncias. Não importa se elas foram vítimas da violência na Colômbia nos anos 1940 ou se eram uma mãe solteira, que foi abusada e forçada a se prostituir, e se muda para a América sem nada", ainda disse Newman.
A minissérie é situada entre as décadas de 1970 e 1980, época em que conhecemos a história da mulher que, através de seu charme e estilo impiedoso de agir, acaba criando um dos cartéis mais lucrativos da história do narcotráfico. Transitando entre os seus negócios na criminalidade e a família, Griselda Blanco acabaria sendo conhecida por todoso como "A Madrinha da Cocaína".
Além de Sofía Vergara, o elenco de Griselda ainda conta com Alberto Guerra (Narcos: Mexico), Juliana Aidén Martinez (The Blacklist), Martín Rodríguez (O Tempo e o Vento), Jose Velazquez (The Wilds), Vanessa Ferlito (À Prova de Morte), Fredy Yate (Escobar: A Traição), Gabriel Sloyer (Inventando Anna) e José Zuñiga (Som da Liberdade), entre outros. Assista ao trailer da série:
Quem leva o prêmio de Melhor Atriz no Oscar 2024? Vote na sua favorita!
- Annette Bening, por NYAD
- Lily Gladstone, por Assassinos da Lua das Flores
- Sandra Hüller, por Anatomia de uma Queda
- Carey Mulligan, por Maestro
- Emma Stone, por Pobres Criaturas