Salman Rushdie falou sobre o ocorrido pela primeira vez em entrevista a um programa de televisão
Salman Rushdie, escritor esfaqueado em 2022 durante uma palestra, falou pela primeira vez sobre o ocorrido em entrevista a um programa de televisão. Ele foi golpeado 10 vezes por Hadi Matar, jovem de 24 anos que subiu ao palco da Chautauqua Institution, no estado de Nova York.
Rushdie confessou durante o 60 Minutes, da CBS, que dois dias antes da palestra teve uma espécie de "premonição". Ele sonhou que era esfaqueado em um anfiteatro e, por isso, afirmou à esposa, Eliza, que não queria participar do evento (via Folha de S.Paulo).
"Confesso que às vezes imaginei meu assassino surgindo em algum fórum público e vindo atrás de mim exatamente dessa maneira. Então, meu primeiro pensamento quando vi essa forma assassina correndo em minha direção foi: 'Então é você'", disse o autor de Os Versos Satânicos (1988) (via Folha de S.Paulo). O livro conta uma narrativa fictícia sobre o profeta Maomé.
Como resultado do ataque arquitetato por Matar, americano de origem libanesa e supostamente simpatizante dos xiitas iranianos, Rushdie perdeu a visão de um olho.
"Um dos cirurgiões que salvou minha vida me disse: 'Você teve muito azar e depois teve muita sorte’. Eu disse: ‘Qual é a parte da sorte?’ e ele disse ‘Bem, a parte da sorte é que o homem que atacou você não tinha ideia de como matar um homem com uma faca’", lembrou (via Folha de S.Paulo).
Agora, Salman planeja o lançamento de um livro para contar a história da tentativa de seu assassinato: Knife: Meditations After an Attempted Murder.