Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Entretenimento / Opinião

Ethan Hawke reclama dos jovens por 'não assistirem mais filmes'

Durante entrevista, Ethan Hawke aproveitou para criticar jovens que dizem amar filmes, mas não assistem muitas produções

Ethan Hawke (Foto: Jason Merritt/Getty Images)
Ethan Hawke (Foto: Jason Merritt/Getty Images)

Conhecido por filmes como Antes do Amanhecer (1995), O Telefone Preto (2021), Dia de Treinamento (2001) e Uma Noite de Crime (2013), Ethan Hawke reclama dos jovens por "não assistirem mais produções" cinematográficas.

Durante entrevista ao MovieMaker, o artista de 53 anos explicou como não entende o motivo do público jovem não assistir tanto filme, especialmente com o grande número de longas presentes em plataformas de streaming.

+++LEIA MAIS: Ethan e Maya Hawke lançam cover de Willie Nelson; ouça

"O que não entendo – e isso me faz parecer velho – mas o que não entendo sobre os jovens de hoje é por que eles não assistem mais filmes," reclamou. "Quero dizer, eles estão perfeitamente dispostos a assistir, durante semanas de suas vidas, algo que eles sabem que é realmente bom, e o Criterion Channel está bem ali. Tipo, eles poderiam estar assistindo Terra de Ninguém (1973) enquanto conversamos."

"Eles não sabem quem é Fassbinder e não sabem quem é Éric Rohmer e não sabem quem é Kurosawa. Eles acham que são modernos e não viram Faça a Coisa Certa (1989)," continuou Ethan Hawke na conversa. "Você está brincando? Está no seu maldito telefone, assista! Mas eles preferem assistir a algum programa de TV lançado ontem e do qual não se lembrarão."

+++LEIA MAIS: Maya Hawke revela dica valiosa de atuação que recebeu do pai, Ethan Hawke

Em seguida, o ator fez uma comparação com o consumo de filmes no passado: "Digo tudo isso para não parecer excêntrico… mas há tanta excelência no passado, tantos desses pensamentos sobre o que todos estamos passando emocionalmente e o que procuramos - autenticidade em nossas vidas e cura. Todos esses traços comuns da humanidade sobre os quais as pessoas falam há séculos.

O cinema é uma forma de arte jovem, mas já tem 100 anos e há muitos trabalhos excelentes, e você pode roubá-los loucamente. Mas fico sempre surpreendido com a frequência com que os jovens que dizem: 'Adoro filmes e quero fazer filmes,' na verdade, não vêem filmes.