Fernanda Montenegro lê Simone de Beauvoir em apresentação gratuita em São Paulo
Parceria com o Itaú Unibanco amplia espetáculo que teve ingressos esgotados na capital paulista
Rodrigo Tammaro
Publicado em 25/07/2024, às 17h30Em comemoração aos 95 anos de idade e os 80 anos de carreira, a atriz Fernanda Montenegro vai ler trechos do livro A Cerimônia do Adeus, de Simone de Beauvoir (1908-1986).
A iniciativa faz parte de uma parceria com o Itaú Unibanco. O texto aborda a visão libertária da filósofa francesa sobre o feminismo e sua ligação de vida com o também filósofo Jean-Paul Sartre (1905-1980).
A exibição única acontecerá no dia 18 de agosto, de forma gratuita, no Auditório do Ibirapuera – Oscar Niemeyer. A apresentação será no anfiteatro e terá projeção com som e imagem de alta definição voltada para o gramado na parte traseira do local, que é um dos principais cartões postais da cidade. O espetáculo será acessível, com tradução para libras e área PCD. Ao final da leitura, o palco se abrirá para o gramado, dando início a um momento de agradecimento da atriz ao público presente.
Minha aproximação com a obra de Simone de Beauvoir vem desde quando eu tinha 20 anos ao ler o seu referencial ensaio O Segundo Sexo. Essa fundamental feminista é uma personalidade referencial não só na minha geração”, afirmou Fernanda Montenegro.
“Essa leitura, que hoje apresento, traz a figura de uma mulher referencial, eterna. Simone de Beauvoir nos oferece, na sua obra, a liberdade que ela mesma se impôs e propôs a todas as gerações que a sucederam”, concluiu.
O espetáculo foi sugerido a atriz em 2007 por Sérgio Britto, mas acabou não se concluindo. Dois anos depois, em 2009, a apresentação entrou em cartaz com direção de Felipe Hirsch e direção de arte de Daniela Thomas. A primeira apresentação somente da leitura foi feita em março de 2023 na Academia Brasileira de Letras.
A parceria entre Itaú e Fernanda Montenegro é de longa data. Presente em diversas campanhas da marca, recentemente a intérprete foi protagonista do primeiro filme da série que apresenta o movimento Feito de Futuro, uma iniciativa que promove a reflexão sobre o tempo e a longevidade.
“Fernanda é, e sempre foi, uma fonte de inspiração. Estar há 80 anos em atividade, chegando aos 95 anos de idade, mostra como ela é uma artista que transcende o tempo e continua a ser relevante. Ou seja: é Feita de Futuro, assim como o Itaú", disse Eduardo Tracanella, diretor de arketing do banco.
Fernanda Montenegro lê Simone de Beauvoir
Data e horário: 18 de agosto de 2024, às 19h
Local: Auditório do Ibirapuera – Oscar Niemeyer (Av. Pedro Álvares Cabral, 0 - Ibirapuera, São Paulo) – projeção voltada para o gramado da parte traseira do anfiteatro - acesso pelos portões 2 e 10 do Parque Ibirapuera
Ingressos: Gratuitos, disponíveis a partir de 12 de agosto pela plataforma Sympla
Classificação indicativa: 12 anos