Filho de Jack Kirby detona documentário sobre Stan Lee: 'Ele teve sorte'

Jack Kirby foi responsável pela criação de diversos personagens da Marvel ao lado de Stan Lee

Redação

Publicado em 20/06/2023, às 16h28
Stan Lee (Foto: AP)
Stan Lee (Foto: AP)

Neal Kirby, filho do quadrinista Jack Kirby, contestou o documentário sobre Stan Lee lançado no Disney+ na última semana. Segundo ele, a produção não dá os devidos créditos ao seu pai pela cocriação de personagens marcantes da Marvel, como o Hulk e o Homem de Ferro.

Por meio do Twitter de sua filha, Jillian, Neal destacou a importância do trabalho de Jack e afirmou que Stan Lee teve sorte para alcançar maior repercussão com seu trabalho. Ele ainda questionou o suposto egocentrismo do documentário.

"Apresentado na primeira pessoa com a voz de Lee proporcionando uma narrativa contínua, (o filme) é a maior homenagem de Stan Lee a si mesmo. A expressão literária do ego é o pronome pessoal 'eu'. Qualquer professor decente de inglês ou jornalismo aconselharia seus alunos a não abusar dele. Assim, o desafio é estendido a quem deseja contar o número 'eus' durante os 86 minutos de duração de Stan Lee," disparou (via O Globo).

+++ LEIA MAIS: Gene Simmons, do Kiss, pediu para interpretar o Coisa do Quarteto Fantástico

Neal também acusou Stan Lee de contar com a sorte e outros fatores externos para ter seu reconhecimento alavancado: "Não é nenhum grande segredo que sempre houve controvérsia sobre os papéis que foram desempenhados na criação e sucesso dos personagens da Marvel. Stan Lee teve a sorte de ter acesso ao megafone e à mídia corporativa, e os usou para criar seus próprios mitos sobre a criação do panteão de personagens da Marvel. Ele se tornou a voz da Marvel."

Além de traçar a linha do tempo e ressaltar que o Surfista Prateado foi uma das criações exclusivas de Jack, Neal quis deixar claro que, entre 1960 a 1966, Stan Lee não foi o único responsável pelas ideias da Marvel.