'AINDA ESTAMOS PROCESSANDO'

Finn Wolfhard fala se acredita que o fim de ‘Stranger Things’ seja realmente o fim

Ator comenta ainda expectativa sobre nova temporada e lançamento da quinta (e última?) temporada da série

Kadu Soares (@soareskaa)

Finn Wolfhard
Ator de Stranger Things reflete sobre o encerramento da série e possibilidade de continuação com spin-offs ou novos projetos futuros (Foto: Charley Gallay/Getty Images para Netflix)

Com o lançamento da quinta e última temporada de Stranger Things (2016) se aproximando, o ator Finn Wolfhard (Mike Wheeler na série), junto com os outros integrantes, concederam uma entrevista à Variety. Nela, o ator afirmou que “não acha que vai realmente sentir que é o fim”. A produção da Netflix foi dividida em três partes, com estreia prevista para 27 de novembro de 2025 para o primeiro volume, seguida por episódios em 25 de dezembro e o gran finale em 31 de dezembro.

Wolfhard explicou que, para ele, a sensação de encerramento é ambígua: “O show vai viver de várias maneiras que espero que ainda pareça relevante para as pessoas anos adiante… Quanto ao fim da história em si, eu não sei”. Segundo ele, mesmo que a narrativa principal esteja sendo encerrada, a possibilidade de mais “algo” existir no universo da série depende dos criadores: “Eu acho que é bom que seja o fim, mas parte de mim espera que não seja”.

Durante o painel de leitura do roteiro final com os colegas de elenco, incluindo Gaten Matarazzo, Caleb McLaughlin e Noah Schnapp, Wolfhard revelou que foi um momento emocional: “Quando começamos a ler juntos o último roteiro, eu pensei que não ia chorar, mas no meio eu simplesmente comecei a chorar de verdade”.

O ator também comentou que, embora as gravações já estejam concluídas, o elenco ainda não viu todas as duas últimas partes da temporada: “Ainda estamos processando. É muita coisa para digerir”. Ele observou que muitos fãs cresceram junto com a série, assim como ele cresceu junto com o personagem: “Senti que realmente conhecia aquelas pessoas, conhecia aqueles personagens. A forma como você se relaciona com eles é tão especial”.

E se não for o fim?

Apesar de Stranger Things ter sido anunciada como “última temporada”, Wolfhard deixa uma porta aberta para um futuro: seja por meio de spin-offs, formatos diferentes ou eventos especiais, ele acredita que o legado da série poderá continuar, ainda que não como conhecemos. “Quem pode dizer que, em dez anos, os irmãos Duffer, quando tiverem outra ideia, não façam isso?”, questionou.

Agora, com a temporada final entregue em formato em três atos e com estreia global marcada, fica para Wolfhard e seus colegas uma tarefa dupla: celebrar o fim de uma era e, ao mesmo tempo, lidar com o fato de que talvez não seja um fim completo.

+++LEIA MAIS: Jamie Campbell Bower, o Vecna, vem ao Brasil para evento de ‘Stranger Things’

+++LEIA MAIS: ‘Stranger Things’: Tudo o que sabemos sobre o Mundo Invertido (até o momento)

Kadu Soares é formando em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, passa o dia consumindo música, esportes, filmes e séries. Possui um perfil no TikTok e um blog no Substack, onde faz reviews de projetos musicais.
TAGS: finn wolfhard, netflix, Stranger Things