CINEMA

FKA twigs viverá Josephine Baker em cinebiografia dirigida por Doucouré

Artista britânica negocia papel da icônica dançarina e ativista em filme aprovado pelos filhos de Baker e com direção de Maïmouna Doucouré

Daniela Swidrak (@newtango)

FKA twigs e Josephine Baker
FKA twigs e Josephine Baker - FKA twigs por Taylor Hill/Getty Images e Josephine Baker por John Kisch Archive/Getty Images

FKA twigs deve encarnar a lendária artista e ativista Josephine Baker em uma cinebiografia que promete celebrar sua trajetória revolucionária. Segundo a Variety, a cantora e performer britânica está em negociações para protagonizar o longa dirigido pela cineasta francesa Maïmouna Doucouré (Lindinhas). O projeto já conta com o apoio oficial dos filhos de Baker, Jean-Claude e Brian Bouillon Baker.

Josephine Baker foi um ícone multifacetado: além de ser a primeira mulher negra a estrelar um grande filme — A Sereia Negra (1927) —, ela atuou como espiã para a Resistência Francesa na Segunda Guerra Mundial e se destacou na luta pelos direitos civis nos anos 1950.

A ligação entre twigs e Baker é profunda: a artista britânica se inspirou diretamente em Josephine para seu visual no Met Gala 2025, que teve como tema o dandismo negro. “Existe espaço para glória e afronta — e acho que é isso que define um dândi: ter confiança para provocar, iluminar e confundir com estilo”, declarou twigs à Vogue.

Nenhum diamante poderia brilhar mais do que o que Josephine carregava no peito”.

Taylor Hill/Getty Images

 

FKA twigs estrelou recentemente o remake de O Corvo, ao lado de Bill Skarsgård, e está confirmada em The Carpenter’s Son, com Nicolas Cage. Seu último álbum, Eusexua, saiu em janeiro de 2025.

Doucouré ganhou notoriedade com seu filme de estreia, Lindinhas (2020), que dividiu opiniões ao abordar a hiperssexualização de meninas na sociedade contemporânea.

+++ LEIA MAIS: O Corvo, remake com Bill Skarsgård, estreia no Telecine

+++ LEIA MAIS: FKA Twigs cancela shows na América do Norte por problemas com visto

+++ LEIA MAIS: O motivo pelo qual FKA Twigs chamou North West para fazer música

Nascida na Argentina mas radicada no Brasil há mais de 15 anos, Daniela achou na música sua linguagem universal. Formada em radialismo pela UNESP, virou pesquisadora criativa e firmou seu pé no jornalismo musical no portal Popload. Gateira, durante a semana procura a sua próxima banda favorita e aos finais de semana sempre acha um bom show para assistir.
TAGS: FKA Twigs, Josephine Baker, Maïmouna Doucouré