Imóvel inspirado no apartamento da personagem de Courteney Cox está disponível para aluguel em Porto Alegre (RS)
Apesar do clássico seriado de comédia Friends (1994) ser ambientado em Nova York, nos Estados Unidos, os fãs brasileiros podem ter uma ideia de como é se hospedar no apartamento da personagem Monica Geller (Courteney Cox) em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Em matéria exclusiva para o Pequenas Empresas, Grandes Negócios, a empreendedora Giovanna Previdi, de 36 anos, contou em detalhes que a ideia de construir uma hospedagem na temática da série, que está disponível no Airbnb e também por locação direta, surgiu no começo de 2020, e ela recebeu seu primeiro hóspede em dezembro de 2021.
+++ LEIA MAIS: 8 cenas de Friends que certamente fizeram você chorar - e farão de novo [LISTA]
Minha preocupação maior é com quem é fã de Friends. Eu quero que as pessoas tenham momentos felizes no Apê da Mônica. Já tivemos uns três pedidos de casamentos, comemoração de aniversários e até encontro de noiva com madrinhas, como uma despedida de solteira."
Na entrevista, Previdi conta que, em um momento de crise na vida pessoal durante a pandemia, se apaixonou por um apartamento que tinha detalhes elaborados que combinariam com o cenário da série. Para o imóvel, a empresária reassistiu os 236 episódios, anotando detalhes sobre a decoração de cada ambiente.
Era um apartamento antigo. O prédio tinha quatro andares com elevador, mas depois da construção foi feito um quinto andar que só é acessível por escada. Isso me lembrou Friends, já que na série o prédio em que os personagens moram não tem elevador. Senti que era para ser ali."
O número de hospedagens mensais é de, em média, 15. No mês passado, em dezembro, houve uma alta, chegando a cerca de 20 aluguéis do espaço. O valor da diária varia de R$ 550 a R$ 650, e depende do dia da semana e da quantidade de hóspedes. É possível receber até seis pessoas no Apê da Mônica, mas a acomodação para dormir é limitada a quatro.
+++LEIA MAIS: Friends 'estragou' sitcoms na TV, diz produtor de The Big Bang Theory
A empreendedora explica que o espaço é inspirado na série, mas não é idêntico. A planta do apartamento, por exemplo, não é igual: o imóvel cenográfico de Friends tem mais de 130 metros quadrados, segundo Previdi. Já o Apê da Mônica, em Porto Alegre, tem por volta de 55.
"Ter um apartamento paralelo seria oposto, porque o apartamento da série não existe. O prédio da série foi inspirado em um que existe, mas o apartamento em si, não", explica. A sitcom era gravada em um auditório, portanto, o formato dos ambientes é diferente de um apartamento real.
+++LEIA MAIS: Matthew Perry gostaria que elenco de Friends 'se visse mais vezes'