Fyre Festival 2: sem local confirmado autoridades mexicanas negam realização
Festival que ficou conhecido pelo grande fiasco da primeira edição já da sinais de que a próxima também pode seguir o mesmo caminho
Daniela Swidrak (@newtango)
Publicado em 07/04/2025, às 12h36
Billy McFarland, empresário por trás da fraude do Fyre Festival, segue promovendo a segunda edição — mesmo sem qualquer confirmação oficial de que o evento realmente vá acontecer. Marcado para ocorrer entre os dias 30 de maio e 2 de junho, o festival ainda não possui local confirmado, e autoridades mexicanas seguem desmentindo sua realização.
No início de março, quando os ingressos foram colocados à venda, a ilha mexicana de Isla Mujeres — supostamente o local escolhido — emitiu um comunicado negando que qualquer evento chamado “Fyre Fest 2” estivesse programado para ocorrer ali. Diante da negativa, os organizadores anunciaram a transferência do evento para Playa del Carmen, também na costa do Caribe mexicano.
Nesta semana, McFarland publicou um vídeo nas redes sociais prometendo uma programação com “DJs, rappers, artistas de reggae, estrelas do pop, além de atletas, mergulhadores, modelos, pilotos e criadores de conteúdo”. Entre os nomes já anunciados está o ex-jogador da NFLAntonio Brown, conhecido tanto por suas habilidades esportivas quanto por comportamentos controversos.
Ver essa foto no Instagram
McFarland também divulgou imagens de uma suposta coletiva de imprensa realizada na última sexta-feira (4), alegando a presença de autoridades locais, como o Secretário de Segurança Cidadã de Playa del Carmen, Raúl Tassinari González. No entanto, o governo da cidade voltou a se manifestar publicamente, reafirmando que o evento não tem respaldo oficial.
“Não haverá evento chamado ‘Fyre 2’ em Playa del Carmen. Não há registro ou planejamento. Este governo prioriza a ordem, a segurança e a verdade. Acompanhe nossos canais oficiais”, declarou a prefeitura em comunicado publicado nas redes sociais.
#ComunicadoOficial || En Playa del Carmen no se realizará ningún evento llamado “Fyre 2”.
— Ayuntamiento de Playa del Carmen (@GobPDC) April 3, 2025
No existe registro ni planificación.
Este gobierno prioriza el orden, la seguridad y la verdad.
Sigue nuestros canales oficiales.#PlayaDelCarmen#GobiernoConResponsabilidadpic.twitter.com/JN2AUnI64x
Enquanto isso, uma reportagem do programa Good Morning America, da rede ABC News, tentou reservar acomodações com um código promocional fornecido pelo Fyre Festival, sem sucesso. O hotel consultado informou que o código era inválido.
Em resposta às crescentes críticas e dúvidas sobre a viabilidade do evento, os organizadores divulgaram um comunicado afirmando que estão, sim, trabalhando em conjunto com o governo de Playa del Carmen desde 5 de março. A equipe promete tornar públicos todos os documentos, permissões e comprovantes de pagamento.
A FYRE tem operado como uma parceira legítima com o governo de Playa del Carmen e seguiu todos os processos e procedimentos necessários para realizar um evento legalmente”.
Ver essa foto no Instagram
O primeiro Fyre Festival, em 2017, ficou marcado como um dos maiores fracassos da história recente do entretenimento. Vendido como uma experiência de luxo em uma ilha paradisíaca nas Bahamas, o evento se transformou em um caos logístico que gerou processos judiciais, prejuízos milionários e uma sentença de prisão para McFarland, que cumpriu quatro anos por fraude.
Com menos de dois meses até a data prevista, e sem confirmação oficial do local, lineup completo ou estrutura, o Fyre Festival 2 levanta novamente sinais de alerta sobre sua realização.
+++ LEIA MAIS: Após fiasco, Fyre Festival ganha segunda edição; ingressos estão à venda
+++ LEIA MAIS: Segunda edição do Fyre Festival 'está acontecendo,' diz criador após sair da prisão