Voz de diversos sucessos da televisão e do cinema, Guilherme Briggs foi atacado nas redes sociais por 'fãs' do desenho; entenda
Baseado nos mangás de Tatsuki Fujimoto, o anime Chainsaw Man foi lançado em outubro de 2022 e logo alcançou uma grande quantidade de fãs. Alguns dos admiradores da série, contudo, geraram polêmica nas redes sociais ao fazerem com que o dublador Guilherme Briggs abandonasse a produção.
Acontece que, no Brasil, é bastante comum que os fãs de animes criem suas próprias traduções das tramas — em legendas não oficiais chamadas de scans. E isso não foi diferente com Chainsaw Man, que logo ganhou diversas traduções alternativas criadas por seus primeiros espectadores.
+++LEIA MAIS: Antonio Banderas revela como experiência de 'quase morte' o aproximou do Gato de Botas
No caso que envolve Guilherme Briggs, tudo começou com uma fala do Demônio do Futuro traduzida pelos fãs. Na legenda não oficial, o personagem afirma que “O futuro é p*ka” — scan que rapidamente tomou conta das redes sociais. Na dublagem oficial autorizada pela editora Shueisha, por outro lado, o Demônio do Futuro diz que o “O futuro é top!”, em uma tradução que não agradou os fãs.
Nas redes sociais, então, muitos internautas que já haviam criticado a tradução do mangá feita pela Panini também protestaram contra a dublagem de Chainsaw Man — sendo que as reclamações também diziam respeito a outras cenas do anime além da fala do Demônio do Futuro. Foi nesse momento que, defendendo a produção e seu próprio trabalho, Guilherme Briggs entrou na polêmica.
+++LEIA MAIS: Café da manhã: Vilão de Batman cita música de Luísa Sonza e Ludmilla
Ao tentar explicar por que o scan seria ruim para o anime, no entanto, o dublador acabou sendo criticado por diversos usuários do Twitter. Muito além dos ataques, Briggs chegou a ser ameaçado de morte e sofreu diversas tentativas de hack em suas contas nas redes sociais, como no Instagram.
“Fiquei muito preocupado em perder meu Twitter e Instagram por conta de algumas tentativas que fizeram de hackear”, explicou, em seu Twitter. “Estou sofrendo ataques de ódio, provocações e ameaças por causa de Chainsaw Man. Peço desculpas a vocês por essas notícias. Espero que isso tudo acabe.”
Algum tempo depois, respondendo ao comentário de uma fã que explicou como a comunidade dos animes pode ser tóxica e desejando que o ator fique bem, Briggs afirmou que deixará a produção. “Eu vou pedir pra sair da dublagem desse anime. Não quero mais estar nele. Pra mim acabou”, revelou.
Guilherme Briggs é considerado um dos maiores dubladores do Brasil. Nascido no Rio de Janeiro, o profissional de 52 anos já emprestou sua voz para personagens de produções como Velozes & Furiosos, As Meninas Superpoderosas, Procurando Nemo, O Regresso, Mad Max: Estrada da Fúria e Batman.
+++LEIA MAIS: Além de Wolverine: 5 personagens dublados por Isaac Bardavid [LISTA]