Guy Pearce diz que Kevin Spacey o escolheu 'como alvo' quando contracenaram
'Estou apenas tentando ser mais honesto sobre isso agora e chamá-lo pelo que ele é,' disse o ator em uma entrevista recente
Pedro Figueiredo (@fedropigueiredo)
Publicado em 18/02/2025, às 10h02
O ator australiano Guy Pearce relembrou o período no qual contracenou com Kevin Spacey durante as gravações do longa-metragem Los Angeles - Cidade Proibida (1997) e declarou que anos após lançamento do filme "desmoronou e chorou" quando se deu conta do que tinha passado no set de gravação com o colega.
Durante uma participação no podcast Awards Chatterdo Hollywood Reporter, para falar principalmente sobre O Brutalista (2024), o ator abordou novamente as alegações de má conduta sexual de Spacey no set de gravação.
Pearce admitiu que "embora eu provavelmente tenha sido uma vítima até certo ponto, certamente não fui uma vítima de forma alguma na medida em que outras pessoas foram de predadores sexuais."
“Mas eu fiz aquela coisa que você faz quando você ignora e diz, 'Ah, isso não é nada. Ah, não, isso não é nada.' E eu fiz isso por cinco meses. E, realmente, eu estava meio assustado com Kevin porque ele é um homem bem agressivo. Ele é extremamente charmoso e brilhante no que faz — realmente impressionante, etc. Ele segura uma sala notavelmente. Mas eu era jovem e suscetível, e ele escolheu como alvo, sem dúvida.”
Ele disse ainda que os únicos momentos em que se sentia seguro no set eram quando o colega Simon Baker estava no local, pois Spacey redirecionava sua atenção para ele. Em 2017, quando as acusações contra o ator americano se tornaram públicas, Pearce se deu conta do que havia acontecido.
“Ouvi essas histórias sobre Kevin, meio que oficialmente como notícias”, ele lembrou. “E eu estava em Londres trabalhando em algo, e ouvi [os relatórios] e desmoronei e chorei, e não consegui parar. Acho que realmente me ocorreu o impacto que aconteceu e como eu meio que ignorei e arquivei ou bloqueei ou o que quer que seja. Foi um chamado para despertar realmente incrível, eu suponho.”
Pearce abordou a situação com Spacey pela primeira vez durante uma entrevista a um talk show australiano. "Eu simplesmente soltei tudo", relembrou. "E é claro que então tudo chegou à imprensa. Estou meio que naquela posição estranha de dizer: 'Não quero todo o foco nisso. Não quero isso. Mas, ao mesmo tempo, não quero que ele saia impune do que sai impune.'" Ele acrescentou: "Só tento ser mais honesto sobre isso agora e chamar as coisas pelo que são."
Kevin Spacey foi considerado inocente das acusações de má conduta sexual e julgamentos que aconteceram nos Estados Unidos e no Reino Unido. Ele também se defendeu de um processo movido pelo ator Anthony Rapp. Em maio do ano passado, ele declarou quero movimento #MeToo tinha “oscilado muito, muito longe na direção da injustiça.”
+++LEIA MAIS: Guy Pearce reflete sobre papel em 'Amnésia': 'Estou ruim em um filme bom'
+++LEIA MAIS: Quais atores interpretaram Andy Warhol nos cinemas?
+++LEIA MAIS: Amnésia, de Christopher Nolan, terá remake 15 anos após o lançamento
+++LEIA MAIS: Brian Cox defende retorno de Kevin Spacey a Hollywood: 'Vamos seguir em frente'