ADAPTAÇÃO

Harry Potter: John Lithgow confirma papel como Dumbledore em nova série

Produção da HBO deve começar a ser gravada no segundo semestre de 2025 e promete expandir o universo mágico dos bruxos de Hogwarts

Redação

Publicado em 25/02/2025, às 16h57
Michael Gambon como Dumbledore nos filmes de Harry Potter e John Lithgow, que interpretará o personagem em nova série (Foto: Reprodução e Frazer Harrison/WireImage)
Michael Gambon como Dumbledore nos filmes de Harry Potter e John Lithgow, que interpretará o personagem em nova série (Foto: Reprodução e Frazer Harrison/WireImage)

Enquanto a HBO se prepara para reformular a saga de Harry Potter, a produção finalmente ganhou um nome confirmado nesta terça-feira, 25. Trata-se de John Lithgow, que vai interpretar Dumbledore na série.

A notícia foi dada pelo próprio ator, responsável por dar vida ao papel originalmente ocupado por Richard Harris e depois Michael Gambon nas adaptações para o cinema.

Bem, foi uma surpresa total para mim. Acabei de receber o telefonema no Festival de Cinema de Sundance para mais um filme, e não foi uma decisão fácil porque temo que vai me definir para o último capítulo da minha vida. Mas estou muito animado. Algumas pessoas maravilhosas estão voltando sua atenção para Harry Potter. É por isso que tem sido uma decisão tão difícil. Terei cerca de 87 anos na festa de encerramento, mas eu disse sim", afirmou ele ao ScreenRant.

Lithgow é um dos atores de Conclave, filme que concorre à edição de 2025 do Oscar. Ele também atuou em obras como Shrek(2001), Planeta dos Macacos: A Origem (2011) e Interestelar(2014).

Outros nomes no elenco

As gravações da série de Harry Potter estão programadas para começar no segundo semestre de 2025, enquanto a estreia está prevista para o final de 2026 ou início de 2027, no serviço de streaming Max.

Como a produção ainda está no início, o elenco principal não foi totalmente definido — ou, pelo menos, anunciado. Para além de John Lithgow como Dumbledore, outros nomes não passam de boatos. Os rumores indicam Paapa Essiedu (I May Destroy You) como um forte candidato para o papel de Snape e Cillian Murphy (Oppenheimer) como possível futuro Voldemort.

O que mais se sabe sobre a série de Harry Potter

Um dos principais diferenciais entre a nova série e os já consagrados filmes é o formato. Cada um dos sete livros será adaptado em uma temporada completa, o que permitirá uma abordagem mais detalhada dos personagens e do universo mágico.

De acordo com a Variety, a showrunner Francesca Gardiner e o diretor Mark Mylod enxergam a série como uma oportunidade de expandir os livros e filmes sem comprometer seu legado. Eles destacaram o desejo de não "mexer" na aparência icônica do Grande Salão e a intenção de explorar arcos de personagens menos desenvolvidos anteriormente, incluindo os funcionários e trabalhadores de Hogwarts.

J.K. Rowling, criadora do universo Harry Potter, será produtora-executiva da série, o que gerou controvérsias devido aos comentários que ela tem feito publicamente sobre questões de gênero nos últimos anos. A autora foi amplamente criticada por declarações em suas redes sociais que muitos consideraram transfóbicas, incluindo posts e ensaios que questionavam direitos da comunidade trans e discussões sobre identidade de gênero.

Esses posicionamentos dividiram fãs, geraram boicotes e até levaram parte do elenco original, como Daniel RadcliffeEmma Watson e Rupert Grint, a se posicionar publicamente em defesa da comunidade LGBTQIA+.

HBO optou por manter Rowling em um papel de destaque na produção. Durante uma coletiva de imprensa em 2024, Casey Bloys, chefe da empresa, afirmou que a escritora esteve "muito envolvida no processo de escolha do roteirista e do diretor" e que seus comentários não afetaram a decisão de trabalhar com ela. “Nosso foco é trazer à vida a visão dela para a série e expandir esse universo amado por tantos,” declarou Bloys.

+++LEIA MAIS: Daniel Radcliffe comenta postura antitrans de J.K. Rowling: 'Me deixa muito triste'

+++LEIA MAIS: Harry Potter: Hogwarts Legacy deve ganhar expansão antes de sequência; entenda

+++LEIA MAIS: Tudo o que sabemos sobre a série de Harry Potter da HBO