ANIMADO

Harry Potter: John Lithgow diz que interpretar Dumbledore 'não será difícil'

Ator foi confirmado no elenco da nova série prevista para o final de 2026; outros nomes foram anunciados pela HBO nesta segunda-feira, 14

Redação

Publicado em 14/04/2025, às 15h10
John Lithgow dará vida a Alvo Dumbledore em série de Harry Potter (Foto: Karwai Tang/WireImage e Divulgação/Warner Bros. Pictures)
John Lithgow dará vida a Alvo Dumbledore em série de Harry Potter (Foto: Karwai Tang/WireImage e Divulgação/Warner Bros. Pictures)

A HBO se prepara para reformular a saga Harry Potter com a produção de uma nova série programada para estrear no final de 2026 ou início de 2027.

Um dos principais diferenciais entre a novidade e os já consagrados filmes é o formato. Cada um dos sete livros será adaptado em uma temporada completa, o que permitirá uma abordagem mais detalhada dos personagens e do universo mágico.

Nesta segunda-feira, 14, a produção finalmente divulgou os primeiros detalhes sobre o elenco que deve começar as gravações no primeiro semestre deste ano. 

Conforme as especulações iniciais, Paapa Essiedu (I May Destroy You), foi oficializado como o novo intérprete de Severo Snape. Ele terá a companhia de Janet McTeer (Kaos) como Minerva McGonagall; Nick Frost (Todo Mundo Quase Morto) como Rúbeo Hagrid; Luke Thallon (A Favorita) como Quirino Quirrell; e Paul Whitehouse (Alice Através do Espelho) como Argo Filch. Outro nome de destaque é John Lithgow, que havia confirmado o papel como Alvo Dumbledore no final de fevereiro.

A opinião de John Lithgow sobre interpretar Alvo Dumbledore

Em participação no podcast Smartless, Lithgow refletiu sobre a oportunidade de viver um dos personagens mais icônicos da franquia, mas afirmou que o trabalho não será um grande desafio.

Sabe, Dumbledore é uma espécie de arma nuclear. Ele só aparece muito, muito ocasionalmente. Não acho que vai ser um trabalho tão difícil, e vamos ficar indo e voltando na trama."

O ator também admitiu que está um pouco atrasado na história, já que está apenas lendo o segundo livro da série. Ele ainda disse que espera ter muitos compromissos e viagens para a Inglaterra, e revelou que já está sentindo a recepção dos fãs. "Dá para acreditar que isso já começou? O acordo só foi fechado há, tipo, quarenta e oito horas, e duas semanas atrás, de alguma forma, as pessoas ficaram sabendo disso e estavam me parando nos aeroportos."

Apesar de acreditar que o trabalho não será tão complicado, o ator demonstrou uma certa preocupação com um aspecto específico: a idade. Ele comentou o assunto na época em que confirmou que estaria na série: 

Bem, foi uma surpresa total para mim. Não foi uma decisão fácil porque temo que vai me encaminhar para o último capítulo da minha vida. Mas estou muito animado. Algumas pessoas maravilhosas estão voltando sua atenção para Harry Potter. É por isso que tem sido uma decisão tão difícil. Terei cerca de 87 anos na festa de encerramento, mas eu disse sim", afirmou ele ao ScreenRant.

O que mais se sabe sobre a série de Harry Potter

Segundo Casey Bloys, chefe de conteúdo da HBO, a ideia para a série de Harry Potter é aproveitar a oportunidade de expansão do formato para adaptar fielmente os sete livros lançados por J.K. Rowling entre 1997 e 2007.

Com a intenção de manter a fidelidade na adaptação, a série de Harry Potter contará com J.K. Rowling como produtora executiva, apesar das polêmicas em que a escritora se envolveu nos últimos anos, como a sua forte campanha contra pessoas transgêneros.

Rowling chegou a dizer que ficaria feliz em ser presa por transfobia"Aceitaria feliz cumprir dois anos se a alternativa fosse [aceitar] o discurso e a negação forçados da realidade e da importância do sexo", escreveu no X, ex-Twitter. "Vá à justiça, eu incentivo. Será mais divertido do que qualquer tapete vermelho em que estive".

Ao anunciar a série, Casey Bloys ignorou as acusações contra Rowling"Essa é uma conversa muito online, com muitas nuances e complicações, e não é algo que vamos abordar", declarou. "Nossa prioridade é o que está na tela. Obviamente, a história de 'Harry Potter' é incrivelmente afirmativa e positiva, sobre amor e auto-aceitação. Essa é a nossa prioridade: o que está na tela".

+++LEIA MAIS: Elenco de série de Harry Potter, da HBO, é anunciado

+++LEIA MAIS: Snape, Dumbledore, Hagrid e mais: conheça o elenco da série de Harry Potter