Hora de Aventura está no catálogo da HBO Max, porém sofreu diversas alterações e recebeu nova classificação indicativa; veja algumas cenas cortadas
Dimitrius Vlahos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 07/11/2021, às 14h00 - Atualizado em 15/11/2021, às 17h45
Hora de Aventura (2010), desenho animado do Cartoon Network, chegou à HBO Max com uma versão censurada. A classificação indicativa da série, enquanto exibida na TV, era 12 anos. No streaming, porém, é restrita apenas às crianças menores de 10 anos. Com a redução, ocorreram censuras em cenas para evitar violência, além de alterações na dublagem para remover menções a palavrões.
Em posicionamento oficial emitido à Rolling Stone Brasil, a HBO Max afirmou: "Alguns conteúdos são adaptados para que a produção esteja compatível a todas as idades dentro da plataforma." No entanto, não mencionaram a possibilidade de incluir os episódios originais com outra classificação indicativa.
A série mostra Finn, adolescente heroico, e Jake, cachorro com habilidades de mudar de forma, em um mundo literalmente doce. A variedade de temas abordados envolve sexualidade, quebra de esteriótipos e conceitos filosóficos, enquanto os protagonistas passeiam por cenários belos e, na maioria das vezes coloridos. No entanto, Hora de Aventura também possui facetas mais sombrias, em episódios que mais lembram pesadelos, com criaturas bizarras e ambientes hostis.
A animação ganhou destaque entre crítica e público pela inovação e capacidade de atrair crianças, jovens e adultos. A New Yorker descreveu o desenho como “um dos mais filosoficamente arriscados e, frequentemente, emocionantes na TV.”
Listamos seis cenas censuradas pela HBO Max em Hora de Aventura:
Os heróis lutaram contra um alce. Finn foi arrastado pelo animal, enquanto Jake tentava o controlar. A cena, então, corta para o humano acordando com as pernas engessadas, sem mostrar quando foram quebradas. Na versão exibida na TV, o cervo pisou em Finn duas vezes, e foi possível ouvir o som dos ossos se partindo em um momento, de fato, violento.
Assassinatos misteriosos ocorreram em uma viagem de trem. Finn e Jake tentaram descobrir quem foi o responsável pelas mortes no maior estilo Assassinato no Expresso Oriente (1934), livro de Agatha Christie.
Conversando com outros passageiros, a luz do vagão piscou e os personagens apareceram mortos. Na primeira versão, Finn gritou: “Filha da…” e o apito do trem impediu o impediu de completar o palavrão. Na HBO Max, no entanto, a cena só mostrou o humano surpreso, sem gritar.
Ao longo da série, Finn se sentiu atraído ao menos duas vezes - em uma delas, pela Princesa de Fogo. Apesar da paixão, qualquer contato físico seria doloroso, por ele ser uma “criatura de água,” como ela descreveu.
No episódio Pegando Um Foguinho, Finn se enrolou em papel alumínio para poder abraçar a princesa. Quando caminhavam de volta para casa, o humano e Jake conversaram sobre relacionamentos, e o cachorro faz uma escada com o braço, explicando as etapas.
O primeiro estágio seriam os abraços, o segundo “as beijoquinhas.” A versão na HBO Max corta a cena nesse momento, deixando de fora os outros degraus citados por Jake. Os próximos passos seriam “conhecer cinco metros do intestino dela,” e “tocar no chifre” - alusões à Lady Íris, esposa unicórnio do cachorro.
+++ LEIA MAIS: Shrek: 10 músicas que provam como a animação tem uma trilha sonora incrível [LISTA]
Ver essa foto no Instagram
Em um jantar à fantasia, Jake e Finn precisavam escapar do anfitrião, quem assassinou alguns convidados ao longo da noite. Por estarem caracterizados, utilizaram nomes falsos na festa, adicionando mais camadas de mistério.
A censura aconteceu quando Canelinha revelou o pseudônimo dele: Peidão. A dublagem simplesmente fica muda enquanto a boca do personagem ainda se mexe, deixando a cena bastante confusa para quem nunca assistiu.
Próximo a um vilarejo de casas falantes, os protagonistas encontraram Donny, um ogro aterrorizante e maldoso. Para proteger as pequenas construções, Finn e Jake decidiram ensinar algumas lições a Donny, como praticar empatia e solidariedade.
O ogro não possui muitos modos e, frequentemente, xinga os outros personagens. A censura do episódio, no entanto, chama a atenção pela inconstância, ora escondendo os xingamentos, ora os deixando passar. A palavra “idiota” é o maior exemplo, dita por Finn e Donny diversas vezes.
+++ LEIA MAIS: Ron Bugado: 6 motivos para assistir animação da Disney Studios [LISTA]
No início do episódio, Rei Gelado entra no quarto da Princesa Jujuba para mais uma tentativa de sequestro. Ao se aproximar da cama, segura um rolo de fita adesiva e, então, há um corte brusco na cena. Jujuba acorda e interrompe a ação do vilão. Sem censura, Rei Gelado colocaria um pedaço da fita para tampar a boca da Princesa, acordando-a.
No dia 28 de outubro, o último episódio de Hora De Aventura: Terras Distantes (2021) chegou à HBO Max. Com 50 minutos, o especial "Cidade dos Magos" acompanha Mordomo Menta na escola de magia. O spin-off foi bem recebido pela crítica, e está com 92% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Ver essa foto no Instagram
Os três episódios anteriores trazem personagens queridos, como BMO e Marceline. A série também mostra o reencontro entre Finn e Jake, com bastante emoção e nostalgia para os fãs.
Ver essa foto no Instagram
Veja trailer do episódio Juntos Novamente, o qual mostra os protagonistas em uma nova aventura: