Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Ian McKellen diz que vida 'mudou para melhor' depois que se assumiu gay

Em 27 de janeiro de 1988, Ian McKellen participou de programa de rádio para criticar lei homofóbica da Inglaterra

Redação Publicado em 11/09/2023, às 16h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ian McKellen (Foto: Ben Hider/AP)
Ian McKellen (Foto: Ben Hider/AP)

Um dos principais ícones LGBTQIA+ em Hollywood, Ian McKellen refletiu sobre a vida e carreira e explicou como tudo para ele "mudou para melhor" após se assumir gay.

Durante entrevista à Variety, o ator também falou sobre o próximo filme dele, intitulado The Critic, e falou sobre a sexualidade. "Quase da noite para o dia, tudo na minha vida mudou para melhor – meu relacionamento com as pessoas e toda a minha atitude em relação à atuação mudaram," afirmou.

+++LEIA MAIS: Por que Ian McKellen desistiu de interpretar Dumbledore em Harry Potter?

Ele se assumiu gay em 27 de janeiro de 1988, quando participou em uma transmissão de rádio do Reino Unido, e falou contra leis propostas na Inglaterra que teriam tornado ilegal para as autoridades locais "promoverem a homossexualidade."

"Acho que é ofensivo para qualquer pessoa que seja, como eu, homossexual, além de toda a questão do que pode ou não ser ensinado às crianças," disse na época. McKellen falou sobre esse momento em artigo publicado na revista Capital Gay em dezembro de 1988.

+++LEIA MAIS: Ian McKellen não tem planos de se aposentar: ‘Sou muito bom nessa coisa de atuar agora’

"No ar, debatemos a nova lei e, irritados com a pomposidade branda da homofobia [de Worsthorne], e, honestamente, sem pensar, mencionei aos poucos milhares que sintonizam a Radio 3, que me opunha à Seção 28 porque era gay," escreveu

O fato de eu ter realmente me assumido provavelmente me surpreendeu mais do que o fato de ser gay pode ter chocado qualquer ouvinte que conhecesse meu trabalho. Na verdade, alguns deles escreveram para dizer que sabiam que eu era gay há anos e não se importavam. Quando contei à minha madrasta, logo depois, ela disse o mesmo.

De volta à entrevista com Variety, o diretor Anand Tucker falou sobre atores heterossexuais no papel de personagens LGBTQIA+: "Não concordo com a ideia de que você precisa ser gay para desempenhar um papel gay."

Mas no caso de Ian, há algo em sua própria experiência vivida que lhe permitiu trazer uma espécie de verdade urgente ao papel. Ele tinha uma compreensão profunda do que significa ser um estranho que é evitado pela verdade sobre quem ele é.

+++LEIA MAIS: A 'pior' experiência de Ian McKellen em filmagens, segundo o ator