LUTO

Isiah Whitlock Jr., ator de ‘The Wire’ e ‘Veep’, morre aos 71 anos

Ao longo dos anos, Whitlock também ficou marcado pelo bordão “sheeeeee-it”, uma forma alongada e irônica de pronunciar a palavra “shit”

Angelo Cordeiro (@angelocordeirosilva)

Isiah Whitlock Jr., ator de 'The Wire' e 'Veep', morre aos 71 anos-2227615403 (Dimitrios Kambouris/Getty Images)

Isiah Whitlock Jr., ator norte-americano conhecido principalmente por viver o corrupto senador Clay Davis na série The Wire, morreu aos 71 anos. A informação foi confirmada pela Variety.

A morte foi anunciada por seu empresário, Brian Liebman, em uma publicação nas redes sociais. “É com imensa tristeza que compartilho o falecimento do meu querido amigo e cliente Isiah Whitlock Jr. Se você o conhecia, você o amava. Um ator brilhante e uma pessoa ainda melhor. Que sua memória seja sempre uma bênção”, escreveu.

Nascido em Indiana, Whitlock construiu uma carreira sólida como ator coadjuvante, tornando-se um dos rostos mais reconhecíveis da televisão e do cinema norte-americanos. Seu trabalho mais emblemático foi em The Wire (HBO), onde interpretou Clay Davis, político carismático e profundamente corrupto, personagem que se tornou um dos símbolos da série.

Ao longo dos anos, Whitlock também ficou marcado pelo bordão “sheeeeee-it”, uma forma alongada e irônica de pronunciar a palavra “shit”. A expressão surgiu em filmes como Ela Odeia-me (She Hate Me) e A Última Noite (25th Hour) e acabou incorporada ao texto de The Wire. O próprio ator costumava contar que era parado na rua diariamente por fãs pedindo que repetisse o bordão. Em um curioso movimento metalinguístico, ele chegou a interpretar um homem obcecado pela série no filme Cedar Rapids (2011).

Colaborador frequente de Spike Lee, Whitlock participou de diversos filmes do diretor, entre eles Infiltrado na Klan, Destacamento Blood, Ela Odeia-me, A Última Noite, Red Hook Summer e Chi-Raq. No cinema, também atuou em títulos como Os Bons Companheiros, de Martin Scorsese, além de Pieces of April, Encantada e participações em Chappelle’s Show.

Na televisão, além de The Wire, teve destaque em Veep, onde interpretou George Maddox, secretário de Defesa dos Estados Unidos que enfrenta a personagem de Julia Louis-Dreyfus nas primárias presidenciais de 2016, entre a segunda e a quarta temporadas da série.

Whitlock também trabalhou como dublador, emprestando sua voz a produções como Carros 3 e Lightyear, da Pixar. Seu último trabalho no estúdio será Hoppers, animação de ficção científica prevista para estrear em 2026.

Fonte: Variety

LEIA TAMBÉM:

Angelo Cordeiro é repórter do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo. Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, escreve sobre filmes desde 2014. Paulistano do bairro de Interlagos e fanático por Fórmula 1. Pisciano, mas não acredita em astrologia. São-paulino, pai de pet e cinéfilo obcecado por listas e rankings.
TAGS: Isiah Whitlock Jr., the wire, veep