Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Laverne Cox, de Orange is the New Black, é primeira mulher trans a inspirar uma boneca Barbie

Barbie inspirada em Laverne Cox, atriz trans de Orange is the New Black e Inventing Anna, chega às lojas a partir de junho

Redação Publicado em 30/05/2022, às 15h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Laverne Cox com a Barbie inspirada nela (Foto: Jason Mendez/Getty Images)
Laverne Cox com a Barbie inspirada nela (Foto: Jason Mendez/Getty Images)

Atriz e ativista dos direitos LGBTQ+,Laverne Cox, conhecida pelo papel em Orange is the New Black(2013) e Inventing Anna (2021), é a primeira mulher trans a inspirar uma Barbie produzida pela Mattel. A boneca faz parte da linha Collection Tributo, que busca trazer representatividade de mulheres importantes para o mundo.

Cox aproveitou o aniversário de 50 anos, comemorado em 29 de maio, para fazer uma festa para o lançamento da boneca. “Sonho há anos em trabalhar com a Barbie. Mal posso esperar para que os fãs encontrem minha boneca nas lojas e tenham a oportunidade de ter um item de uma pessoa trans em sua coleção,” disse atriz. (via UOL)

+++ LEIA MAIS: Marvel apresenta Escapade, nova heroína trans, em celebração do Mês do Orgulho LGBTQIA+

A Barbie inspirada por Cox usa um vestido de tule esvoaçante, que ao ser retirado, mostra uma bota, calça e corpetes brancos, característicos da atriz. Na cabeça, tem longos cabelos loiros, marca registrada dela em Orange is The New Black. Boneca de Cox chega às lojas brasileiras em junho com valor de R$ 359,99.

Em entrevista à People, Cox explicou como sempre quis ter bonecas na infância, mas nunca teve oportunidade porque o brinquedo era associado ao gênero feminino. “Quando era pequena implorei à minha mãe por uma Barbie e ela recusava sempre porque fui identificada como gênero masculino quando nasci,” disse.

+++ LEIA MAIS: Irmãs Wachowski leiloam itens de Matrix e Sense8 em benefício a jovens trans

“Estava contando ao meu terapeuta o quão magoada fiquei quando não tive a possibilidade de brincar com uma Barbie. E ele me disse: ‘Nunca é tarde para se ser uma criança feliz. Sai daqui e vai comprar uma Barbie. Há uma criança que ainda vive em você – dê espaço para ela brincar.’ E foi o que fiz,” completou.

Atriz explicou que esteve bastante envolvida no processo criativo da produção da boneca e espera que “neste ambiente onde as crianças trans estão sendo atacadas, que isso também possa ser uma celebração da transexualidade e um espaço para eles e para elas sonharem, entenderem e serem lembrados que ser trans é lindo.”

+++ LEIA MAIS: Umbrella Academy: Personagem de Elliot Page declara ser transgênero na 3ª temporada; entenda