Loki bissexual é ‘gesto fraco’ de representatividade, critica criador de Queer as Folk

Segundo Russell T. Davies, “uma palavra” não coloca Loki como um exemplo de representatividade

Redação

Tom Hiddleston como Loki na nova série da Marvel (Foto: Reprodução/IMDb)
Tom Hiddleston como Loki na nova série da Marvel (Foto: Reprodução/IMDb)

Uma das séries exclusivas do Disney+, Loki foi muito celebrada por desenvolver mais aspectos do personagem de Tom Hiddleston, especialmente por apresentar a identidade de gênero e orientação sexual do Deus da Trapaça, quem se identifica como gênero-fluido e bissexual, na produção.

No entanto, nem todos acreditam ter sido uma boa abordagem. Segundo Russell T. Davies, ex-showrunner de Doctor Who e criador de Queer as Folk, a representação da Disney e Marvel acerca do assunto foi um “gesto fraco”, via Uproxx

+++LEIA MAIS: Por que diretora de Loki, Kate Herron, fez questão de discutir bissexualidade na série?

No terceiro episódio da série, “Lamentis“, a bissexualidade do Deus da Trapaça é apresentada ao público. Em uma cena com Sylvie, a personagem questiona sobre os amores do Loki de Tom Hiddleston: “Você é um príncipe. Deve haver uma candidata a princesa… ou um outro príncipe” ao que Loki responde: “Um pouco dos dois. Desconfio que igual a você.”

“Acho muito preocupante. Loki (Tom Hiddleston) faz uma referência a ser bissexual uma vez e todo mundo fica ‘oh, meu Deus, é uma série pansexual’. Foi uma palavra. ‘Príncipe’,” afirmou Davies, quem ainda disse que o momento foi “um gesto ridículo, covarde e fraco em direção a políticas vitais e histórias que precisam ser contadas”.

+++LEIA MAIS: Como Loki pode abrir caminho para personagens LGBTQ+ no entretenimento?

Russell T. Davies, roteirista de produções como Doctor Who e Years and Years, é homossexual, ativo em pautas LGBTQIA+, e costuma usar as próprias experiências para refletir sobre a comunidade nas produções dele. 

Anteriormente, Tom Hiddleston afirmou ao Inverse sobre abordar a bissexualidade do personagem na série: “A amplitude e a gama de identidade contida no personagem foram enfatizadas e é algo que sempre estive ciente quando fui escalado pela primeira vez, há 10 anos.”

+++LEIA MAIS: Por que Tom Hiddleston ficou satisfeito com gênero de Loki revelado?


Loki

Série exclusiva do Disney+, Loki explora diversas facetas da história do Deus da Trapaça. A primeira temporada da produção está disponível no catálogo do streaming. Vale lembrar que o seriado foi renovado para novos episódios, ainda sem data de estreia. 


+++ FIUK: ‘TENHO ROCK NA VEIA DESDE CRIANÇA’ | ENTREVISTA | RS

TAGS: bissexual, Disney+, entretenimento, gênero fluido, loki, marvel, MCU, notícia, série, Universo Cinematográfico Marvel