Marianne Faithfull: 5 curiosidades sobre a atriz, cantora e musa dos Stones
A atriz e cantora britânica faleceu nesta quinta, 30, aos 78 anos
Pedro Figueiredo (@fedropigueiredo)
Publicado em 30/01/2025, às 19h53
Faleceu nesta quinta, 30, a atriz e cantora Marianne Faithfull, aos 78 anos. Com filmes como A Garota da Motocicleta (1968) em sua filmografia, ela também inspirou canções dos Rolling Stones como "Wild Horses", "You Can't Always Get What You Want" e "Dear Doctor", além de inspirar o então namorado Mick Jagger a compor "Sympathy for The Devil" ao presenteá-lo com o livro O Mestre e a Margarida, de Mikhail Bulgakov.
Abaixo separamos cinco curiosidades sobre a lenda do pop britânico:
Descendente do 1º masoquista
Além de andar cercada de pessoas ilustres, Faithfull era descendente direta do Conde Leopold von Sacher-Masoch, escritor do clássico da literatura erótica A Vênus das Peles (1870). O termo "masoquista" foi cunhado a partir do sobrenome do tio-avô da cantora.
Atriz Shakespeariana
A filmografia de Faithfull possui filmes interessantíssimos. No ano de 1969, ela protagonizou a adaptação cinematográfica de Hamlet, de William Shakespeare, dirigida por Tony Richardson. No filme, onde ela interpretou Ofélia, contracenou com Anthony Hopkins e Nicol Williamson.
Boca suja - mas pela arte
Segundo rumores, a atriz foi a primeira pessoa a dizer a palavra "f***" em um filme popular, o longa-metragem Depois que Tudo Terminou, dirigido por Michael Winner e lançado em 1967.
Início modesto
Apesar de ter se tornado uma figura pop da música britânica, a carreira musical de Marianne Faithfull teve início no folk. As primeiras apresentações aconteceram em cafés de Londres, sua cidade natal.
Musa inspiradora
Faithfull inspirou a canção "Wild Horses" dos Rolling Stones. Depois de acordar de um coma induzido por drogas, ela teria dito a Mick Jagger "Cavalos selvagens não conseguiriam me arrastar para longe," que se tornou um verso da canção.
+++LEIA MAIS: A história da lendária parceria entre Marianne Faithfull e Metallica
+++LEIA MAIS: Marianne Faithfull e Mick Jagger: amor, polêmicas e reencontro após décadas
+++LEIA MAIS: 5 músicas dos Rolling Stones que foram inspiradas por Marianne Faithfull