Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Marvel recria visual de Justiceiro nas HQs após polêmicas com símbolo de grupos extremistas; entenda

Justiceiro recebeu novo logo após grupos de extrema direita usarem símbolo da caveira em manifestações

Redação Publicado em 21/12/2021, às 17h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Símbolo do Justiceiro (Foto: Reprodução / Marvel)
Símbolo do Justiceiro (Foto: Reprodução / Marvel)

Marvel alterou o símbolo tradicional da caveira usado por Justiceiro. A decisão ocorreu após grupos extremistas adotarem a figura em manifestações - como a invasão ao Capitólio, nos Estados Unidos, em janeiro de 2021, segundo o Observatório do Cinema.

O histórico de Frank Castle envolve a marinha americana, fazendo alguns ex-militares e policiais simpatizarem com o personagem. Apesar disso, os roteiristas da Marvel não concordaram com a ideia, e reafirmaram como o anti-herói é movido por vingança e violência acima do patriotismo. Em entrevista de 2019 à CRB, o co-criador do Justiceiro, Gerry Conway, chamou os policiais que usam o logotipo de "uma desgraça". 

+++ LEIA MAIS: MCU não pôde usar Demolidor, Motoqueiro Fantasma e Justiceiro nos cinemas; entenda

Para lançamento de série de quadrinhos de Jason Aaron - ilustrados por Jesús Saiz, Paul Azaceta e Dave Stewart - a caveira sofreu alterações significantes. O símbolo conta com traços alongados na parte superior da cabeça, parecidos com chifres, e também houve mudanças na boca.

O autor das HQs comentou o visual e relembrou trajetória de Frank Castle: "A história dele sempre foi uma tragédia sombria e distorcida, sobre um homem consumido pela guerra, para o bem ou para o mal, não importa a camisa usada. E esse é exatamente o tipo de história contada aqui," afirmou ao Bleeding Cool.

+++ LEIA MAIS: Marvel quer processar polícia por usar símbolo do Justiceiro no uniforme

Em 2020, um grupo de escritores da Marvel reivindicou proibição do uso do símbolo por policiais. O ato aconteceu após protestos antirracistas motivados pelo assassinato de George Floyd.