Ator, que faleceu no último dia 28, não queria ser lembrado apenas pelo papel da sitcom de sucesso
Matthew Perry, que nos deixou no último dia 28 de outubro aos 54 anos, ficou famoso após interpretar o divertidíssimo Chandler Bing em Friends, série de comédia de sucesso, exibida entre 1994 e 2004. Porém, a sua carreira como ator não se resumiu ao papel no sitcom.
Um dos principais destaques do início da carreira de Perry é a comédia Uma Noite na Vida de Jimmy Reardon, de 1988, em que atuou ao lado de River Phoenix, irmão do também ator Joaquin Phoenix, que faleceu em 1993. Mais tarde, especialmente após a sua estreia em Friends, o astro conseguiu outros papéis de destaque. A seguir, confira filmes e séries para conhecer Matthew Perry:
Consegue imaginar Chandler Bing se envolvendo com mafiosos? Bom, é praticamente isso o que acontece em Meu Vizinho Mafioso, longa de 2000, que Perry estrelou junto com Bruce Willis (Duro de Matar).
Na produção, o ator interpretava um dentista chamado Oz, que ajudava o seu vizinho mafioso a fugir de um plano para matá-lo. Apesar de o personagem, pela descrição, não se parecer em nada com Chandler, a atuação de Perry lembrava muito a que ele entregava em Friends, o que torna o filme ainda mais divertido.
É como assistir a Chandler em uma aventura sozinho, enfrentando criminosos, com o seu jeito meio desastrado e a sua dificuldade de se relacionar com mulheres bonitas. O filme deu tão certo, que ganhou uma sequência em 2004.
Outro filme bastante popular com Matthew Perry é 17 Outra Vez, lançado em 2009. Mas não havia a menor chance do sucesso desse filme, não é mesmo? Um dos atores mais populares da década de 1990 reunido com Zac Efron, um dos atores mais populares da década de 2000? Só um maluco poderia duvidar do sucesso!
Na história, Perry interpreta Mike O'Donnell, um homem com a oportunidade única de reviver momentos da sua vida aos 17 anos e mudar o que deu de errado em suas escolhas. É aí que o astro de Friends sai de cena e dá lugar ao seu colega, que ficou famosa por interpretar Troy Bolson na trilogia High School Musical (2006-2008).
Depois de passar dez anos estrelando Friends, Matthew Perry continuou nas telinhas, mas abordando outro lado das séries de comédia. Em 2006, o ator estreou como Matt Albie em Studio 60 on the Sunset Strip (2006-2007), que mostrava os bastidores de uma série de comédia fictícia.
Na história, o personagem de Perry era o produtor executivo e roteirista-chefe do programa. A produção ainda contava com Sarah Paulson, de American Horror Story (2011-), mas não foi muito bem de audiência e, infelizmente, acabou cancelada ao fim de sua primeira e única temporada.
Depois do "fracasso" de Studio 60 on the Sunset Strip e Mr. Sunshine - série lançada em 2011, que durou apenas 13 episódios -, Matthew Perry tentou ser o protagonista de uma série mais uma vez e estrelou a divertida Go On: Seguindo em Frente(2012-2013).
Na história, Perry interpretava Ryan King, um jornalista esportivo irreverente, que era obrigado por seu chefe a se juntar a um grupo de apoio para pessoas em luto, já que estava com dificuldades para superar a morte da esposa.
Lá, ele conhecia um grupo bastante excêntrico de pessoas, que acabam se tornando o seu conforto em um momento tão difícil. E, apesar de a série saber dosar muito bem a comédia com a emoção, ela não agradou todo mundo e também acabou cancelada após a primeira temporada.
Com três séries fracassadas, Matthew Perry ainda apostou em mais uma: The Odd Couple, baseada no filme homônimo de 1968. A produção estreou em 2015 e era co-estrelada por Thomas Lennon, que já havia trabalhado com o ator em 17 Outra Vez. Parece que a combinação deu certo e a série ficou no ar até 2017, somando três temporadas.
A história mostrava dois amigos, Oscar Madison (Matthew Perry) e Felix Unger (Thomas Lennon), decidindo morar juntos após serem expulsos de casa por suas respectivas esposas. No entanto, os seus estilos de vida e os cuidados com a casa são tão diferentes, que só poderiam render inúmeras e divertidas confusões.