Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Michael Jackson não criou o moonwalk, segundo Smokey Robinson

Colega do rei do pop na Motown, Smokey Robinson creditou a invenção do famoso passo a uma antiga dupla de artistas

Igor Miranda
por Igor Miranda

Publicado em 05/03/2023, às 10h00 - Atualizado em 06/03/2023, às 19h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Michael Jackson no Superbowl (Foto: Getty Images/ George Rose)
Michael Jackson no Superbowl (Foto: Getty Images/ George Rose)

Michael Jackson foi um dos artistas mais completos da história. Além de talentoso cantor e criativo compositor, o saudoso americano falecido em 2009 era um dançarino muito habilidoso.

Um de seus passos mais famosos é o moonwalk, que consiste em mover-se para trás enquanto parece caminhar para frente. Ele performou o movimento pela primeira vez em 1983, no especial de TV Motown 25: Yesterday, Today, Forever, enquanto cantava “Billie Jean. Desde então, o número entrou em seus shows e não saiu mais.

Mas será que foi Jackson quem criou o moonwalk? O cantor Smokey Robinson, seu colega de Motown, garante que não. Ele cita que Michael aprendeu o passo do The Nicholas Brothers, artistas especializados em dança, mas que ofereciam entretenimento de um modo geral, com auge na década de 1940.

+++LEIA MAIS: Por que Axl Rose era contra parceria de Michael Jackson e Slash?

Michael Jackson e o moonwalk

O assunto foi abordado por Smokey Robinson em entrevista à VLAD TV (via CheatSheet). O artista buscou não tirar os méritos de seu falecido colega, que tinha talento incontestável, mas reforçou que os créditos pela criação não devem ser dados a ele.

“Aquela vez em 1983 não foi a primeira vez que vi o Moonwalk. As pessoas pensam que Michael criou o moonwalk, que era dele. Mas veio do The Nicholas Brothers, uma equipe de dança de sapateado, eram dois irmãos. Eles fazem o moonwalk no filme Tempestade de Ritmo.”

+++LEIA MAIS: Quanto vale o catálogo de músicas de Michael Jackson? Negociação pode bater recorde

O mérito de Michael Jackson entra no fato de ter enxergado potencial naquela situação. Smokey Robinson afirma que o cantor “era brilhante porque observava todo mundo”.

“Ele observava especialmente todos os dançarinos, especialmente. Então, ele pegou o Moonwalk do The Nicholas Brothers. E ele também fez muitas coisas de Fred Astaire, Jackie Wilson, James Brown, entre outras pessoas.”

+++LEIA MAIS: Cinebiografia de Michael Jackson 'glorifica homem que abusou crianças', diz diretor

O que diz o cantor

Em entrevistas, Michael Jackson nunca disse ser o criador do moonwalk. Ao conversar com Oprah Winfrey em 1993, o chamado rei do pop disse ter aprendido o passo com crianças que dançavam no bairro dele.

“O moonwalk veio das lindas crianças negras que vivem no gueto, as cidades do interior que são brilhantes e têm esse talento natural para dançar", afirmou o cantor, na época. "Eles criam essas danças, tudo o que fiz foi melhorar um pouco.”

+++LEIA MAIS: Como música erudita influenciou Michael Jackson no disco Thriller

Igor Miranda

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.