Com sessões de filmes gratuitas na Cinemateca Brasileira, a MUBI traz dois filmes emblemáticos sobre o tema
Publicado em 27/05/2024, às 20h00
A MUBI, distribuidora global, serviço de streaming e produtora, promove dois eventos gratuitos em São Paulo em junho para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIA+. Os eventos ocorrem em 6 de junho na Cinemateca Brasileira e de 21 a 23 de junho no Centro Cultural São Paulo, destacando filmes do cinema queer como parte da campanha de lançamento da coleção "Pode Entrar: Explore Espaços Queer no Cinema."
No dia 6 de junho, a MUBI exibe na Cinemateca Brasileira os filmes "But I’m a Cheerleader" (1999), de Jamie Babbit, estrelado por Natasha Lyonne e Clea DuVall, é uma crítica ao estereótipo de gênero e sexualidade; e "Paris is Burning" (1990), de Janie Livingston, um documentário sobre a cena ballroom de Nova York e as comunidades afro-americanas, latinas, gays e transgênero.
Ver essa foto no Instagram
O evento na Cinemateca também inclui a distribuição de merch exclusivo e um DJ set da festa Novo Affair nos intervalos dos filmes.
De 21 a 23 de junho, no Centro Cultural São Paulo, a MUBI, em parceria com SP Cine, realiza o Território MUBI na Mostra Espaços Queer no Cinema. Serão exibidos cinco filmes com temática LGBTQIA+: "Matthias & Maxime"de Xavier Dolan, "Great Freedom" de Sebastian Meise, "O Outro Lado da Cidade Proibida" de Zhang Yuan, o documentário "Shakedown"de Leilah Weinraub, e o curta "Maurice’s Bar" de Tzor Edery e Tom Prezman.
Maurice’s Bar, de Tzor Edery e Tom Prezman
2023, 14 minutos, 12 anos
Em 1942, dentro de um trem sem destino certo, uma ex-drag queen revive uma noite de seu passado em um dos primeiros bares LGBTQIA+ de Paris. Fragmentos de conversas entre os clientes evocam memórias deste local lendário e seu enigmático dono, de ascendência judaico-argelina.
Shakedown, de Joseph Pevney
1950, 80 minutos, 14 anos
Jack Early é um fotógrafo de notícias cheio de ambição, determinado a construir uma reputação sólida para si mesmo. Ele consegue um emprego em um grande jornal de São Francisco e está disposto a fazer o que for preciso para alcançar o sucesso. Determinado em sua missão, Early mergulha no mundo subterrâneo, onde é acolhido sob a proteção de Nick Palmer, o líder de uma gangue local.
Mathias & Maxime, de Xavier Dolan
2019, 119 minutos, 16 anos
Dois amigos de longa data são solicitados a se beijarem para uma cena em um filme universitário. Isso desencadeia uma dúvida que os confronta com suas próprias preferências, colocando em risco sua amizade e desafiando seu círculo social, levando eventualmente a mudanças significativas em suas vidas.
O Outro Lado da Cidade Proibida, de Zhang Yuan
1996, 94 minutos, 18 anos
Os banheiros públicos conhecidos como Palácio Leste e Palácio Oeste, localizados em lados opostos da Praça Tiananmen em Pequim, são pontos de encontro populares para a comunidade gay, muitas vezes alvo de incursões policiais. Durante uma dessas operações, um escritor queer chamado Si Han é detido e passa uma longa noite em confinamento próximo a um policial hostil, porém intrigado, chamado Hu Jun.
Great Freedom, de Sebastian Meise
2021, 117 minutos, 16 anos
Explorando os capítulos dolorosos da história queer na Alemanha do pós-guerra, o emocionante drama de Sebastian Meise destaca a capacidade transformadora da proximidade que surge da resistência à opressão sistemática. Franz Rogowski cativa com sua interpretação neste relato de perseverança e luta.
19h - Abertura do Espaço
19h30 - But I'm a Cheerleader
21h - Intervalo com dj set Novo Affair
21h50 - Paris is Burning 23h – Encerramento
Cinemateca Brasileira
Endereço: Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino, São Paulo - SP
Os ingressos são gratuitos; evento sujeito à lotação da sala.
17h - Matthias & Maxime
19h - The Great Freedom
15h - Shakedown + Maurice's Bar
17h - East Palace, West Palace
19h - Matthias & Maxime
15h - The Great Freedom
17h30 - Shakedown + Maurice's Bar
19h30 - East Palace, West Palace
Centro Cultural São Paulo (CCSP) - Sala Lima Barreto
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade, São Paulo – SP
Os ingressos são gratuitos; evento sujeito à lotação da sala.