Após queda nas receitas, Netflix deve acabar com compartilhamento de contas. Usuários que pretendem continuar dividindo as senhas deverão pagar taxa extra ao streaming
Netflix, um dos maiores serviços de streaming do mundo, planeja mudar abordagem quanto ao compartilhamento de contas da plataforma. A prática é comum entre usuários ao redor do mundo e possibilita que apenas uma assinatura seja utilizada por mais pessoas.
A nova medida da Netflix de bloquear o compartilhamento de senhas deve começar a partir do final do primeiro quadrimestre deste ano, por volta do final de março e começo de abril, segundo a Forbes. A decisão foi anunciada oficialmente nesta quinta-feira, 19, durante a tradicional reunião com os acionistas da plataforma, e deverá começar somente para os assinantes dos Estados Unidos.
+++ LEIA MAIS: Netflix anuncia recurso contra contas compartilhadas
Embora uma data oficial ainda não tenha sido definida, os executivos da plataforma estão determinados a aplicar a nova medida. "À medida que lançarmos o compartilhamento pago, os membros em muitos países também terão a opção de pagar mais se quiserem compartilhar a Netflix com pessoas com quem não moram", diz a empresa em um comunicado à imprensa.
Segundo o Wall Street Journal, os testes com a limitação devem começar nos Estados Unidos e, em seguida, avançar para outras regiões. Uma taxa será aplicada aos usuários que compartilham a conta, mas moram em locais diferentes, afetando familiares e colegas que dividem o serviço.
Vale lembrar que o próprio streaming incentivou a prática com publicações nas redes sociais. Em 2017, conta da Netflix escreveu que "amar é compartilhar a senha."
Love is sharing a password.
— Netflix (@netflix) March 10, 2017
Atualmente, mais de 100 milhões de pessoas compartilham a conta da Netflix. Ainda segundo o jornal, executivos da empresa têm conhecimento de que público não deve aceitar medida com facilidade, mas encaram que este é o motivo da queda nas receitas.
No início da transição, a empresa enviará mensagens para quem usa senhas alheias sugerindo que essas pessoas paguem por isso. A empresa já se prepara para enfrentar a rejeição de boa parte dos consumidores. O co-CEO da Netflix Ted Sarandos alertou investidores no início de dezembro: “Não se engane, não acho que os consumidores vão adorar logo de cara”.