Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Entretenimento / já pensou?

O ator que quase estrelou Peaky Blinders no lugar de Cillian Murphy

Steven Knight, criador da série, queria uma estrela de filmes de ação para interpretar Thomas Shelby

Igor Miranda
por Igor Miranda

Publicado em 27/10/2024, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cillian Murphy em 'Peaky Blinders' (Foto: Reprodução/Netflix)
Cillian Murphy em 'Peaky Blinders' (Foto: Reprodução/Netflix)

Grande sucesso recente da TV, Peaky Blinders conquistou uma legião de fãs ao longo de suas seis temporadas. A série tinha como enredo as atividades criminosas do grupo homônimo na cidade britânica de Birmingham. Seu grande protagonista é Thomas Shelby, interpretado por Cillian Murphy.

A atuação do ator irlandês na pele do gângster foi tão marcante que é até difícil imaginar outra pessoa dando vida ao personagem. No entanto, isso esteve muito perto de acontecer.

Steven Knight, criador de Peaky Blinders, tinha dois nomes em mente para dar vida ao protagonista: além do próprio Murphy, também considerou escolher Jason Statham. O produtor chamou os dois atores para uma conversa e em um primeiro momento, optou pelo astro de filmes de ação.

Em entrevista de 2020 à Esquire (via Independent), Knight revelou o motivo de ter escolhido Jason Statham em um primeiro momento. O produtor disse:

Jason Statham (Foto: Alan Chapman/Dave Benett/WireImage)

Encontrei os dois em Los Angeles para conversar sobre o papel e optei pelo Jason. Um dos motivos é porque, fisicamente, o Jason é o Jason. O Cillian, quando o encontrei, não parecia o Tommy (Shelby).”

Escolha compreensível

Em conversa com o jornal The Guardian, Cillian Murphy admitiu compreender a escolha inicial do produtor. Afinal, o próprio ator sabe estar um pouco longe de atender essa questão física.

Inicialmente, havia algumas dúvidas se eu teria os requisitos físicos, algo que eu entendo. Não sou o indivíduo que mais se impõe fisicamente.”

Conseguindo o papel de Thomas Shelby em Peaky Blinders

Mesmo com a escolha inicial, Cillian Murphy não desistiu do papel. Ao notar que o personagem não precisava apenas de músculos, o ator enviou uma mensagem direta a Steven Knight para fazê-lo mudar de ideia:

Cillian Murphy em 'Peaky Blinders' (Foto: Divulgação/Netflix)

“Lembre-se, sou um ator.”

A frase foi o suficiente para fazer Steven Knight desistir de escalar Jason Statham. O próprio admitiu, tempos depois, não ter cogitado mais ninguém além de Cillian Murphy para interpretar Thomas Shelby.

Nós sequer conversamos sobre qualquer outra pessoa (para viver o protagonista).”

Por que Cillian Murphy quis tanto o trabalho

Em outra entrevista, agora ao jornal The Independent. Cillian Murphy revelou ter achado o nome da série sem sentido. No entanto, ao conhecer melhor a premissa de Peaky Blinders e quem era Thomas Shelby, decidiu que queria interpretá-lo de qualquer maneira.

O título (da série) não fazia muito sentido pra mim. Mas era tão atraente e confiante e o personagem era tão rico, complexo, cheio de camadas e contraditória. Eu já pensei: ‘eu tenho de fazer isso’.”

Filme de Peaky Blinders

A história de Peaky Blinders será concluída com um filme, que se passa após o fim da sexta temporada da série. A trama será ambientada durante a Segunda Guerra Mundial e as filmagens começam em setembro de 2024.

Vencedor do Oscar 2024 de Melhor Ator por estrelar Oppenheimer (2023), dirigido por Christopher Nolan, Cillian Murphy estará de volta ao papel de Thomas Shelby. Rebecca Ferguson (Duna) também estará na obra, como uma personagem ainda não revelada.

Colaborou: Augusto Ikeda.

+++LEIA MAIS: Netflix divulga primeiras imagens de filme de Peaky Blinders

Igor Miranda

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.