O Auto da Compadecida estreia como ópera em três cidades no Brasil

Releitura terá apresentações em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte; veja como assistir

Redação

Publicado em 03/11/2022, às 15h45
O Auto da Compadecida (Foto: Divulgação / Globo Filmes) e Orquestra de Ouro Preto (Foto: Orquestra de Ouro Preto)
O Auto da Compadecida (Foto: Divulgação / Globo Filmes) e Orquestra de Ouro Preto (Foto: Orquestra de Ouro Preto)

Um das produções mais aclamadas da indústria cinematográfica brasileira, O Auto da Compadecida(2000), ganhará uma releitura na Orquestra de Ouro Preto. A montagem terá apresentações em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Com músicas originais de Tim Rescala, e composição assinada ao lado maestro Rodrigo Toffolo, regente titular da Orquestra e responsável pela concepção e direção musical do espetáculo, a história de Chicó e João Grilo será contada em “uma ópera buffa brasileira em dois atos”, aponta o regente.

+++ LEIA MAIS: O Auto da Compadecida como anime: arte transforma filme nos moldes do Studio Ghibli

“A ópera é uma arte máxima em que música, teatro, figurino, cenário e iluminação se encontram. Era um sonho antigo da orquestra começar a realizar produções de óperas. ‘O Basculho de Chaminé’ e ‘O Grande Governador da Ilha dos Lagartos’ foram os projetos pioneiros que nos deram sustentação para caminhar para um desafio ainda mais inovador, mais audacioso e de grande fôlego”, avalia Toffolo.

Em sua terceira parceria com a Orquestra Ouro Preto, Tim Rescala, que assina a música original, ressalta os desafios de manter-se fiel ao esqueleto básico da obra, mas também gerar novas reflexões a partir da peça teatral escrita originalmente em 1955 por Ariano Suassuna

+++ LEIA MAIS: Selton Mello é convidado para Academia organizadora do Oscar; veja outros brasileiros da lista

Por isso que a gente chama a montagem de ópera buffa brasileira: ela procura ser popular, ter contato direto com a plateia, mas criando algo diferente. A gente espera ter encontrado esse novo formato.

A direção de cena é assinada por Chico Pelúcio. No palco, grandes nomes do canto lírico brasileiro – Fernando Portari, Marília Vargas, Marcelo Coutinho, Carla Rizzi, Jabez Lima e Rafael Siano, contam com um trio de atores escolhidos para dar voz e corpo ao clássico da literatura brasileira – Glicério do Rosário, Claudio Dias e Maurício Tizumba, que trarão o diálogo e a comédia como elemento principal da montagem.

+++ LEIA MAIS: Os 5 melhores filmes de Matheus Nachtergaele

Os figurinos foram desenhados por Manuel Dantas Suassuna, artista plástico de renome e filho do escritor paraibano que deu origem à história, falecido em 2014 em decorrência de um AVC hemorrágico.

“Quando se pensa na ópera brasileira, em libretos, em histórias, ‘O Auto da Compadecida’ tem um gosto todo especial, não só pela escrita de Suassuna, não só pelo sucesso que a peça e o filme fizeram com o público brasileiro, mas pelos ingredientes que essa obra prima da literatura brasileira inspira para uma grande ópera. Estamos felizes por tentar algo novo, com DNA brasileiro”, completa Rodrigo Toffolo.


SERVIÇO - Orquestra Ouro Preto: “Auto da Compadecida, a Ópera”

São Paulo

Data: 5 e 6 de novembro de 2022

Horário: sábado às 21h e domingo às19h

Local: Teatro Alfa

Endereço: R. Bento Branco de Andrade Filho, 722 - Santo Amaro, São Paulo

Ingressos: No Sympla e bilheteria do teatro.


Rio de Janeiro

Data: 29 e 30 de novembro de 2022

Horário: 21 horas

Local: Cidade das Artes Bibi Ferreira

Endereço: Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca)

Ingressos: No Sympla e bilheteria do teatro.


Belo Horizonte

Data: 9 e 10 de dezembro de 2022

Horário: 21 horas

Local: Palácio das Artes

Endereço: Avenida Afonso Pena, 1537 -Centro)

Ingressos: No Eventim e bilheteria do teatro.