Escolhido do ator é uma cinebiografia com direção de Tim Burton — com quem trabalhou em vários títulos
Publicado em 09/05/2024, às 10h21 - Atualizado em 05/09/2024, às 10h21
Johnny Depp iniciou sua carreira na televisão e se popularizou ao participar da série Anjos da Lei. Não demorou muito até que migrasse para os cinemas e se consolidasse como um dos grandes atores de sua geração.
Edward Mãos de Tesoura, protagonista do filme homônimo lançado em 1990; o Capitão Jack Sparrow na franquia Piratas do Caribe; Willy Wonka no remake de A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005) e o Chapeleiro Maluco em Alice no País das Maravilhas (2010) são só alguns exemplos de seus trabalhos mais conhecidos. Porém, nenhum deles é o favorito do próprio artista.
+++LEIA MAIS: Johnny Depp revela por que quase não fez teste para Edward Mãos de Tesoura
Durante entrevista de 2009 à Entertainment Weekly, o ator foi perguntado sobre quais eram seus filmes favoritos. Em meio a suas escolhas, mencionou um com sua própria participação e deixou claro se tratar de seu trabalho predileto: Ed Wood (1994) — mais uma colaboração com o diretor Tim Burton.
Depp foi curto e objetivo ao justificar a escolha. O ator disse apenas o seguinte:
Apesar de meu envolvimento, esse filme é uma joia cômica e terna.”
Além disso, o artista afirmou que este foi um dos trabalhos mais profundos e pessoais de sua parceria com Burton. Aproveitou a ocasião para, ainda, enaltecer os demais membros do elenco.
Foi um elenco incrível para se trabalhar junto. Martin Landau, Bill Murray, entre outros.”
Ed Wood é uma cinebiografia centrada na vida do cineasta homônimo, conhecido por seus filmes de baixa qualidade — tanto que recebeu o “prêmio” de pior diretor de todos os tempos em uma ocasião. O foco está no período em que o protagonista gravou os principais trabalhos de sua carreira e sua relação com o ator Bela Lugosi.
+++LEIA MAIS: Johnny Depp homenageia ator de Piratas do Caribe morto por tubarão
Além de Johnny Depp, Martin Landau e Bill Murray, o elenco conta com Sarah Jessica Parker, Patricia Arquette, Jeffrey Jones e Vincent D’Onofrio. Além da direção, Tim Burton também foi um dos produtores do longa, enquanto o roteiro é assinado por Scott Alexander e Larry Karaszewski.
Apesar de ter arrecadado em bilheteria menos que seu orçamento, Ed Wood foi bastante elogiado pela crítica, tendo 92% de aprovação no Rotten Tomatoes, e constantemente mencionado entre os melhores filmes de 1994. O longa chegou a ganhar dois Oscars: Melhor Ator Coadjuvante para Martin Landau e Melhor Maquiagem.
Colaborou: Augusto Ikeda.
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.