BASTIDORES

Onde ler ‘Diário de Tremembé’, polêmico livro de Acir Filló sobre o ‘presídio dos famosos’?

Publicação foi mostrada em Tremembé, novidade do Prime Video, e despertou o interesse de curiosos

Henrique Nascimento (@hc_nascimento)

Onde ler 'Diário de Tremembé', polêmico livro de Acir Filló sobre o 'presídio dos famosos'? (Fotos: Divulgação)

Tremembé, que estreou na última semana no Prime Video, tem despertado a curiosidade de espectadores sobre as vidas dos “ilustres” moradores da Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, mais conhecida como o “presídio dos famosos”. E um dos mais importantes “arquivos” sobre os presidiários é mencionado na série: o Diário de Tremembé, escrito pelo jornalista e ex-prefeito de Ferraz de Vasconcelos Acir Filló. Mas onde ler o polêmico livro?

Do que se trata o Diário de Tremembé?

Na série, o personagem interpretado por Marcos de Andrade (Cidade Invisível) é visto colhendo depoimentos de detentos como Alexandre Nardoni, condenado por matar a própria filha, Isabella Nardoni, de cinco anos de idade; e Lindemberg Alves, que sequestrou e matou a ex-namorada, Eloá Pimentel, de 15 anos.

Além deles, o livro também traz informações sobre Christian Cravinhos, um dos responsáveis pelas mortes de Marísia Manfred von RichthofenGil Rugai, condenado por assassinar o pai, Luiz Carlos Rugai, e a madrasta, Alessandra de Fátima Troitiño; e Roger Abdelmassih, condenado a mais de 100 anos de prisão por estuprar dezenas de mulheres.

Outros detentos famosos, mas que não apareceram em Tremembé, como Mizael Bispo de Souza, reponsável pelo assassinato da ex-namorada Mércia Nakashima, e Guilherme Longo, condenado por matar um garoto com mais de 160 doses de insulina, também estão no Diário de Tremembé.

Mas onde ler o polêmico Diário de Tremembé?

Para o azar dos curiosos, como a própria série mostra, a venda de Diário de Tremembé foi proibida logo após o seu lançamento e os livros foram tirados de circulação. Antes da censura, algumas cópias ainda chegaram aos seus destinatários e, atualmente, estão sendo vendidas online, em sites como OLX e Enjoei.

LEIA TAMBÉM: Todos os crimes reais retratados em Tremembé, novo sucesso do Prime Video

Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, em São Paulo, Henrique Nascimento começou como estagiário na Veja São Paulo e passou por veículos como SBT, Exitoína, Yahoo! Brasil e UOL antes de se tornar coordenador do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
TAGS: Diário de Tremembé, Marcos de Andrade, prime video, Tremembé