Marca registrada do gênero, veja quais são os mais famosos aqui
Se tem uma coisa que os filmes de terror sabem fazer é produzir bons vilões, desde os slashers mais sangrentos aos grandes clássicos do gênero, uma característica em comum em muitos desses personagens é o uso de uma máscara.
Seja para proteger sua identidade, ou acrescentar um toque aterrorizante às suas personalidades, esse acessório acaba se tornando um símbolo dos filmes e das franquias das quais fazem parte. Pensando nisso o Collider elencou os mais icônicos dos assassinos mascarados. Veja abaixo:
+++LEIA MAIS: O melhor filme de terror atual na opinião de Peter Jackson
Behind the Mask: The Rise of Leslie Vernon(2006), é um filme que homenageia o subgênero slasher. Com pegada de mockumentary, o longa segue uma equipe de cineastas registrando os passos de um serial killer que se inspira em seus personagens favoritos dos filmes de terror para cometer seus crimes.
Em Hush: A Morte Ouve (2016) conhecemos a história da escritora Maddie Toung, uma mulher surda que passa a ser aterrorizada por um assassino implacável. Sua máscara branca pode parecer simples a primeira vista, mas acerta em provocar medo na protagonista — e nos espectadores.
+++LEIA MAIS: MIS ganha exposição especial com filmes clássicos de terror
Aqui temos um clássico dos slashers. Em The Town That Dreaded Sundown (1976), acompanhamos uma história horripilante e baseada em fatos. Com o Texas dos anos 1940 como cenário, a trama ganha um toque a mais de terror com a presença do Phantom Killer, um assassino que usa uma espécie de saco de juta como máscara e aterroriza uma pequena cidade.
A Morte Te Dá Parabéns (2017), conta a história de Tree Gelbman, uma estudante universitária maldosa assassinada repentinamente. Algo inusitado nesse representante do gênero slasher é o motivo da máscara do assassino: um bebê sorridente com aspecto perturbador.
+++LEIA MAIS: Sobrenatural: A Porta Vermelha é a maior bilheteria de terror do ano, até agora
Na Trilogia da Rua do Medo da Netflix, conhecemos assassinos que atuam em momentos diferentes (1666, 1978 e 1994). Os assassinos são homenagens à clássicos antagonistas de franquias de terror. Os filmes são baseados nos livros de RL Stein.
Um dos filmes mais antigos desta lista, O Fantasma da Ópera(1925), de Rupert Julian e Edward Sedgwick é um terror mudo. O filme é baseado no clássico da literatura de mesmo nome, escrito por Gaston Leroux. O protagonista, interpretado por Leon Charney, usa uma máscara para disfarçar seu rosto desfigurado.
+++LEIA MAIS: A24 confirma continuação de Fale Comigo antes de estreia no Brasil
Um classico cult, Raça das Trevas (1990), conta a história de Aaron Boone, um homem que é incriminado pelos crimes cometidos por seu próprio psicólogo, o Dr. Philip K. Decker. Não bastasse a trama principal, Boone ainda tem alucinações com monstros horripilantes.
Em Dia dos Namorados Macabro (2009) temos como vilão um homem com uma roupa de mineiro que não nos permite ver sequer seus olhos. O filme conta a história de um sobrevivente de um assassinato que aconteceu cerca de uma década antes, retornando a sua cidade natal.
+++LEIA MAIS: Cinderella's Curse: terror inspirado em conto da Disney ganha imagens
Em um mundo distópico onde o governo promove uma noite em que nada é ilegal, a franquia de Uma Noite de Crime aterroriza seus espectadores com assassinos que usam máscaras sorridentes.
Contos do Dia das Bruxas (2007) é um filme que mescla o terror com pitadas de comédia. Um dos personagens mais aterrorizantes desta história é o pequeno Sam. Vestido de espantalho, ele tem seu momento de protagonismo ao atormentar o personagem interpretado por Brian Cox.
+++LEIA MAIS: Slash revela qual filme de terror o deixou “bastante perturbado”
O trio formado por Dollface, Man in the Mask e Pin-Up Girl não poderia ter nome melhor que Os Estranhos. No filme de 2008, o grupo aterroriza um casal de férias em uma casa de campo de maneira sádica.
O Massacre da Serra Elétricaé definitivamente um dos maiores nomes do terror slasher. Ambientado no Texas, o filme nos apresenta um grupo de jovens amigos que passa ser perseguido por Leatherface, um assassino com uma máscara feita de pele humana.
+++LEIA MAIS: Wandinha: 2ª temporada vai 'se inclinar mais para o horror'
A franquia Pânico não seria a mesma sem os famosos assassinos de túnica preta e máscara fantasma que perseguem a jovem Sidney Prescott e seus amigos durante os cinco primeiros filmes. Este é o segundo vilão icônico criado por Wes Craven, que também é a mente por trás de Freddy Krueger.
A máscara inexpressiva de Michael Myers é o que faz do vilão da franquia Halloween um das fantasias mais assustadoras do cinema. Ela foi feita a partir de uma máscara do Capitão Kirk de William Shatner com tinta por cima.
+++LEIA MAIS: Run Rabbit Run: terror psicológico da Netflix com atriz de Succession ganha data
Apesar dos filmes de Sexta-Feira 13 (1980) serem executados por sua mãe, é inegável o impacto causado pela máscara de hóquei de Jason Vorhees. Com seu característico facão, a peça se tornou marca registrada do vilão.