Episódio lançado em 2000 mostrou personagem semelhante à Kamala Harris na presidência dos EUA
Criada pelo cartunista e animador Matt Groening na década de 1980, o seriado de televisão Os Simpsons é um dos mais populares de todos os tempos.
Em meio a piadas e sátiras sobre o estilo de vida nos Estados Unidos, a produção também ganhou fama por um motivo curioso: as previsões.
Episódios de Os Simpsons já “previram”, por exemplo, a lesão de Neymar na Copa do Mundo, o surto do vírus Ebola e a crise econômica na Grécia.
Desta vez, no entanto, internautas apontaram o "primeiro erro" em mais de 30 anos, já que o seriado não acertou o resultado das eleições americanas de 2024.
No episódio "Bart no Futuro", exibido no ano de 2000, a personagem Lisa Simpson é eleita a primeira mulher a presidir os EUA.
O que chamou a atenção é que Lisa aparece na cerimônia com um vestido roxo e um colar de pérolas, exatamente o mesmo conjunto que Kamala Harris — candidata democrata em 2024 — usou na posse como vice-presidente em 2021, quando foi eleita ao lado de Joe Biden.
E a coincidência fica ainda maior. No discurso, Lisa diz que o país herdou “uma grande crise orçamentária do presidente Trump”. Donald Trump foi o adversário de Kamala Harris e acabou vencendo a eleição.
Apesar de ter errado a previsão sobre Kamala Harris presidente, Os Simpsons acertou outros temas sobre as eleições.
O próprio discurso de Lisa consiste em uma previsão, já que o episódio foi ao ar 16 anos antes de Donald Trump ser eleito para o primeiro mandato, em 2016.
A produção também previu a candidatura de Harris, que assumiu o posto após a desistência de Joe Biden.
Além disso, internautas apontaram outra semelhança. No episódio “Vovô, Você Pode me Ouvir?”, lançado em 2017, Lisa volta a ocupar a presidência dos EUA.
A coincidência está no mapa eleitoral, que é muito parecido com o da eleição recente. Veja a seguir:
WTF SIMPSONS ARE FROM THE FUTURE THEY GOT LITERALLY THE EXACT MAP FROM THIS ELECTION #ElectionDay#USAElection2024#Kamala4President#Harris_Walz2024pic.twitter.com/9tthDd5mS5
— Edgarplays studio’s (@edgarplaysST) November 6, 2024
Donald Trump derrotou Kamala Harris e se tornou o novo presidente dos Estados Unidos, conforme apontam projeções.
No país, o presidente não é eleito por voto popular, mas de acordo com o Colégio Eleitoral. O órgão possui, no total, 538 delegados que representam os estados. Para conquistar a vitória na eleição, era necessário garantir ao menos 270 cadeiras do Colégio Eleitoral — o novo presidente conseguiu 292 até o momento (via g1).
Ver essa foto no Instagram
Trump disse aos apoiadores em discurso feito mais cedo: "Esta será verdadeiramente a era dourada da América — é isso que precisamos ter. Esta é uma vitória magnífica para o povo americano, que nos permitirá to make America great again" (via NME).
+++LEIA MAIS: 'Os Simpsons' previram caso Sean ‘Diddy’ Combs? Entenda