Peaky Blinders: Historiador Carl Chinn critica gangue: ‘Não é para ser admirada’

Peaky Blinders acompanha a família Shelby, uma gangue que prosperou após a Primeira Guerra Mundial

Redação

As 50 melhores séries da Netflix de agora, em lista completa do The New York Times
As 50 melhores séries da Netflix de agora, em lista completa do The New York Times

Peaky Blinders (2013) é uma das produções britânicas mais conhecidas pelo público — e acompanha a família Shelby, uma gangue que prosperou após a Primeira Guerra Mundial. No entanto, a história na qual o seriado foi baseado pode gerar algumas polêmicas, e, com isso, o historiador Carl Chinn criticou a série. 

Em entrevista ao BBC Breakfast, Chinn explicou que não acha correto as pessoas admirarem a gangue, já que, na realidade, é um grupo criminoso. “Eles enfrentavam a polícia, mas também agrediam trabalhadores e lutavam uns contra os outros,” contou o historiador. 

+++LEIA MAIS: Tudo o que sabemos sobre a 6ª e última temporada de Peaky Blinders: estreia, elenco e mais [LISTA]

Chinn ainda acrescentou: “Um desses Peaky Blinders era meu bisavô Edward Derrick, um homem realmente desagradável. Ele foi preso por diversos delitos, mas em minha opinião, seu pior crime foi a violência cometida contra minha bisavó. A gangue não é para ser admirada!”

Além disso, o historiador reclamou da imprecisão história da série: “Os verdadeiros Peaky Blinders não eram uma gangue de Birmingham nos anos 1920. Na verdade, Peaky Blinder é um termo genérico utilizado para descrever os criminosos da região no final do século XIX.”

+++ LEIA MAIS: Os 6 melhores filmes e séries de Cillian Murphy, de Peaky Blinders [LISTA]

Futuro de Peaky Blinders

Peaky Blinders estreou em 2013 e se tornou uma das séries mais populares do catálogo da Netflix — as cinco temporadas estão disponíveis no catálogo do streaming. Apesar de a sexta temporada ser a última, a narrativa só será encerrada com um filme, como contou o criador da produção, Steven Knight, anteriormente. 

Knight explicou que as filmagens do longa-metragem começam apenas em 2023: “Vou escrever o filme que será ambientado e filmado em Birmingham. E esse provavelmente será o tipo de fim da estrada para Peaky Blinders como o conhecemos,” declarou.

+++LEIA MAIS: Peaky Blinders: Filme encerra história após sexta temporada: ‘Fim da estrada’

TAGS: Carl Chinn, criticou, netflix, Peaky Blinders, série, sexta temporada, shelby, Steven Knight, thomas shelby