Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Plano da Netflix com anúncios está indo bem? Descubra

Após crise vivenciada no primeiro semestre de 2022, plataforma de streaming introduziu assinatura mais barata com veiculação de propaganda

Igor Miranda
por Igor Miranda

Publicado em 21/01/2023, às 19h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

O ano de 2022 não foi nada bom para a Netflix. O trimestre inicial representou a primeira vez que a plataforma de streaming registrou uma perda de assinantes: 200 mil. No segundo período de três meses, outras 970 mil pessoas cancelaram suas contas.

Isso acendeu o sinal de alerta para que eles buscassem outras formas de conquistar novos assinantes, compensando as perdas. No terceiro trimestre de 2022, uma expansão do serviço na Ásia foi a principal responsável pelo ganho de 2,4 milhões de novos usuários. A projeção para o conjunto final de meses do ano era de uma expansão de 4,5 milhões.

+++ LEIA MAIS: Netflix anuncia recurso contra contas compartilhadas

Para atingir tal objetivo, a plataforma de streaming lançou em novembro um plano mais barato que inclui anúncios na reprodução dos filmes e séries. Parecia uma jogada desesperada - e foi bastante criticada especialmente por não disponibilizar todo o acervo -, mas acabou dando certo. Foi além, inclusive, da projeção de 4,5 milhões citada anteriormente.

De acordo com o The Hollywood Reporter, a Netflix recebeu 7,6 milhões de novos assinantes no trimestre final de 2022. Não houve explicação oficial sobre os motivos que levaram à subida, mas é evidente que uma curva tão ascendente no gráfico nos permite concluir que o plano com anúncios seja um sucesso no fim das contas.

+++ LEIA MAIS: Netflix cobrará taxa extra para quem divide streaming em 5 países da América Latina; confira

Bloqueio de compartilhamento de senhas

Outra medida polêmica que pode surtir efeitos positivos no fim das contas é a decisão de bloquear o compartilhamento de senhas. Em novembro do ano passado, a empresa confirmou que pretende impedir a prática inicialmente nos Estados Unidos, após testes realizados em países da América Latina.

Em território estadunidense, a ideia é que quem utilize o serviço em diferentes endereços pague uma taxa de US$ 3 por código postal. A novidade deve chegar a outros territórios do planeta, como o Brasil, em breve.

Os filmes e séries mais assistidos na Netflix em 2022

Uma lista com os filmes e séries mais assistidos na Netflix em 2022 foi divulgada recentemente pelo site What’s On Netflix. As informações foram colhidas da própria base de dados da plataforma de streaming, divulgada de forma pública - porém em arranjo semanal - no site Netflix Top 10, e distribuídas em quatro rankings: longas em inglês e em outros idiomas e seriados em inglês e em outros idiomas.

O levantamento mostra a força das produções originais da empresa, especialmente no que diz respeito a séries. Em 46 das 48 semanas consideradas, um seriado próprio da gigante do streaming esteve no topo dos mais assistidos. Já entre os longas-metragens, o domínio é um pouco menor, correspondendo a quase metade desse número.

+++ LEIA MAIS: Netflix: Streaming planeja expandir as descrições de áudio para mais de 10 línguas; saiba mais

No total, o filme em língua inglesa mais assistido na Netflix em 2022 foi Agente Oculto. O suspense com Ryan Gosling, Chris Evans, Ana de Armas e Wagner Moura ficou por 6 semanas no Top 10 global e foi assistido por mais de 265 milhões de horas entre 17 de julho e 14 de setembro. Já entre as produções de mesmo formato em outros idiomas, O Troll da Montanhaficou no topo, com mais de 152 milhões de horas dedicadas à produção norueguesa entre 27 de novembro e 25 de dezembro.

Na parte das séries, sem muitas surpresas. Na lista de língua inglesa, a mais assistida foi a 4ª temporada de Stranger Things, com mais de 1,87 bilhão de horas assistidas em aproximadamente cinco meses. All of Us Are Dead, produção sul-coreana no formato “apocalipse zumbi”, foi a campeã da lista em outros idiomas, com mais de 659 milhões de horas de reprodução nos primeiros meses após o lançamento.

Clique aqui para conferir as quatro listas completas.

Igor Miranda

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.