Razões para artista declarar que não seguiria carreira neste ramo caso fosse uma jovem aspirante na atualidade têm a ver com questões pessoais
Publicado em 22/01/2024, às 10h00
A carreira de Angelina Jolie estourou no fim da década de 1990, com performances elogiadas nos filmes George Wallace — O Homem Que Vendeu Sua Alma (1997) e Gia — Fama e destruição (1998). Nos anos 2000, a atriz emendou uma sequência de trabalhos gigantesca, chegando a fazer mais de um longa-metragem por ano.
Com a chegada da década de 2010, esse número foi drasticamente reduzido. Para se ter ideia, de 2011 a 2021, Jolie atuou em “apenas” dez filmes — quatro deles dando voz a personagens de animação.
Evidentemente, há questões pessoais que ajudam a explicar o porquê disso. Em recente entrevista ao The Wall Street Journal, Angelina chegou a admitir que, se fosse decidir hoje a carreira que trilharia, simplesmente “não seria atriz”.
A explicação para tal não foi dada de forma tão específica. Porém, ela deixou claro que fica incomodada com a exposição de sua vida pessoal, algo provocado pelo fato de ser uma artista famosa. A atriz declarou que quando começou a trabalhar na área, “não havia tanta expectativa de ser algo tão público, de ter que compartilhar tanto”.
Ainda na entrevista, Angelina Jolie afirmou que sua reação corporal ao estresse é muito ruim. Novamente, a artista não especificou o que a faz se sentir desse jeito, mas comentou ter sofrido um problema de saúde quando divorciou-se do também ator Brad Pitt.
Eles começaram a se relacionar em 2005, o que inclusive teria feito Pitt romper com sua então esposa Jennifer Aniston na época, e se separaram em 2016, com direito a sérios processos trocados na Justiça. Sobre toda a exposição, a artista comentou:
“Meu corpo reage fortemente ao estresse. Meu açúcar no sangue sobe e desce. De repente, tive paralisia de Bell seis meses antes do meu divórcio.”
No ano passado, Jolie processou Pitt acusando-o de abuso físico contra ela e seus filhos. O FBI investigou o incidente, mas decidiu não prosseguir com acusações criminais contra o ator.
Tudo isso levou Angelina a adotar um ritmo mais lento diante das câmeras. A atriz disse em outra entrevista, à Vogue, que só aceita trabalhos de curta duração atualmente. O motivo é que “há muito trabalho em casa a ser feito”, no que diz respeito à criação dos filhos.A artista ainda contou que pretende se mudar de Hollywood para sua casa no Camboja, país no Sudeste Asiático.
“É parte do que aconteceu depois do meu divórcio. Perdi a capacidade de viver e viajar com tanta liberdade. Vou me mudar quando puder. Eu cresci em um lugar bastante raso. De todos os lugares do mundo, Hollywood não é um lugar saudável. É preciso buscar autenticidade.”
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.