Friends

Por que Joey foi transformado em burro na série “Friends”

Teoria discutida por fãs há anos foi enfim comentada pelo diretor James Burrows, que detalhou situação em seu livro

Igor Miranda

Publicado em 24/09/2023, às 15h10
Matt LeBlanc (Foto: Getty Images)
Matt LeBlanc (Foto: Getty Images)

Um dos maiores acertos de Friends foi a construção de seu elenco. A série reuniu Jennifer Aniston (como Rachel Green), Courteney Cox (Monica Geller), Lisa Kudrow (Phoebe Buffay), Matt LeBlanc (Joey Tribbiani), Matthew Perry (Chandler Bing) e David Schwimmer (Ross Geller), seis protagonistas que tinham carisma e química juntos.

Não à toa, a produção veiculada entre 1994 e 2004 promoveu uma verdadeira revolução na TV. Vencedor de seis prêmios Emmy, um Globo de Ouro, dois SAG Awards e outros 56 troféus, o seriado chegou a registrar nos Estados Unidos mais de 52 milhões de espectadores em seu episódio final — segue até hoje em quinto lugar na lista de séries que mais acumularam público no capítulo derradeiro.

Para fazer com que o elenco “funcionasse”, algumas alterações foram realizadas. Uma delas tem a ver com Joey Tribbiani. O personagem de Matt LeBlanc passou por um curioso processo de “emburrecimento” ao longo dos primeiros anos do show, além de ter evidenciadas algumas características como sua carreira na atuação, propensão a comer e vida amorosa movimentada.

Por que, especificamente, Joey foi transformado em algum intelectualmente desfavorecido? Fãs teorizaram por anos que essa decisão teria sido tomada para que sua personalidade se tornasse um pouco diferente dos demais personagens — e essa hipótese foi confirmada agora pelo cineasta James Burrows.

O diretor de vários capítulos de Friends — incluindo o piloto — falou sobre o assunto em sua autobiografia, Directed by James Burrows (via ScreenRant). Ele disse ter repassado uma sugestão aos cocriadores David Crane e Marta Kauffman: Joey era muito parecido com Chandler Bing, personagem de Matthew Perry.

“Eu tinha apenas uma observação para David e Marta: Joey e Chandler eram muito parecidos. Na encarnação original de Joey, ele era muito inteligente. Eles o ‘emburreceram’ um pouco para que os dois personagens não se atrapalhassem.”

A mudança, no fim das contas, deu certo. Curiosamente, Joey foi o único personagem a receber uma série spin-off, já que sua história foi praticamente a única a ficar em aberto entre os seis protagonistas. Contudo, o seriado — chamado simplesmente Joey — ganhou apenas duas temporadas e foi considerado um fracasso em audiência. Talvez o personagem precisasse mesmo da dinâmica com seus pares.

Outra revelação sobre bastidores de Friends

Ainda em seu livro, James Burrows fez outra revelação curiosa a respeito dos bastidores de Friends. O diretor contou (via Rolling Stone EUA) que a atriz Helen Baxendale quase foi dispensada após sua escalação como Emily, namorada e posteriormente noiva do personagem Ross Geller na trama.

O problema de Baxendale era justamente a química restrita com o ator David Schwimmer, na visão de Burrows — que era compartilhada por outros profissionais dos bastidores de Friends. Faltava humor na atriz.

“Ela era legal, mas não particularmente engraçada. Schwimmer não tinha ninguém com quem interagir. Era como bater palmas com uma mão.”

De acordo com o diretor, há uma particularidade no gênero comédia romântica — independentemente se é filme ou série — que precisa ser preservada. Caso contrário, o público rejeita.

“Em sitcoms e qualquer tipo de comédia romântica, o humor é tão importante quanto a química. Descobrimos que qualquer nova namorada de Ross precisava ser tão engraçada quanto Rachel.

Ainda segundo Burrows, existia a possibilidade de encontrar outra atriz para interpretar Emily. Embora isso tenha sido considerado, questões burocráticas impedia que isso fosse levado adiante: havia prazos de filmagem bem apertados.

“Você precisa de alguém que faça rir. Às vezes você inicia um arco e não dá certo, então você tem que se livrar daquela pessoa. O oposto também é verdade. Se houver química, os roteiristas precisarão trabalhar para descobrir uma maneira de manter o ator/a atriz.”