REFLEXOS NA POLÍTICA

Premier britânico defende exibição de Adolescência, da Netflix, nas escolas

Keir Starmer fez campanha para apresentar a novidade, que aborda temas como bullying, masculinidade tóxica e misoginia no ambiente escolar

Giulia Cardoso (@agiuliacardoso)

Premier britânico defende exibição de Adolescência, novo sucesso da Netflix, nas escolas
Premier britânico defende exibição de Adolescência, novo sucesso da Netflix, nas escolas - Divulgação/Netflix

Novidade na Netflix, Adolescência estreou há poucas semanas e, rapidamente, foi parar entrar as produções mais assistidas da plataforma. A minissérie retrata o drama de uma família após o filho, Jamie, de apenas 13 anos, ser acusado de assassinar uma colega de classe.

Com a repercussão da novidade, que se destacou por abordar temas como bullying, masculinidade tóxica e misoginia no ambiente escolar e nas redes sociais, o premier britânico Keir Starmer defendeu a exibição de Adolescência nas escolas.

O posicionamento de Starmer veio após Annelise Midgley, membro do Parlamento do Reino Unido, questionar se o premier apoiava a campanha para levar a minissérie da Netflix para as salas de aula. Ele confirmou e ainda revelou que está assistindo a Adolescência com os seus filhos de 16 e 14 anos:

“É um drama muito bom de assistir. Essa violência praticada por homens jovens, influenciados pelo que veem online, é um problema real. É abominável e temos que enfrentá-lo”, afirmou. 

Do que trata a série Adolescência

Adolescência, da Netflix, acompanha a história de Jamie Miller, um garoto de 13 anos preso sob acusação de assassinar uma colega de classe. Criada por Stephen Graham (O Chef) e Jack Thorne (His Dark Materials: Fronteiras do Universo), a produção mostra os desdobramentos do crime em quatro episódios, todos filmados em plano-sequência, sem cortes ou montagens.

Embora o enredo não se baseie diretamente em um caso específico, o próprio Stephen Graham afirmou que a série foi inspirada no aumento de ataques com facas entre jovens no Reino Unido. Segundo dados oficiais, crimes desse tipo dobraram na última década na Inglaterra e no País de Gales, sendo que 17,3% dos ofensores têm entre 10 e 17 anos. Assista ao trailer de Adolescência:

LEIA TAMBÉM: Elon Musk é criticado por espalhar desinformação sobre série Adolescência, da Netflix

Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Jornalista em formação pela Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, Giulia Cardoso começou em 2020 como voluntária em portais de cinema. Já foi estagiária na Perifacon e agora trabalha no núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
TAGS: adolescência, netflix