REFLEXOS NA POLÍTICA

Premier britânico defende exibição de Adolescência, da Netflix, nas escolas

Keir Starmer fez campanha para apresentar a novidade, que aborda temas como bullying, masculinidade tóxica e misoginia no ambiente escolar

Giulia Cardoso (@agiuliacardoso)

Publicado em 24/03/2025, às 15h30
Premier britânico defende exibição de Adolescência, novo sucesso da Netflix, nas escolas - Divulgação/Netflix
Premier britânico defende exibição de Adolescência, novo sucesso da Netflix, nas escolas - Divulgação/Netflix

Novidade na Netflix, Adolescência estreou há poucas semanas e, rapidamente, foi parar entrar as produções mais assistidas da plataforma. A minissérie retrata o drama de uma família após o filho, Jamie, de apenas 13 anos, ser acusado de assassinar uma colega de classe.

Com a repercussão da novidade, que se destacou por abordar temas como bullying, masculinidade tóxica e misoginia no ambiente escolar e nas redes sociais, o premier britânico Keir Starmer defendeu a exibição de Adolescência nas escolas.

O posicionamento de Starmer veio após Annelise Midgley, membro do Parlamento do Reino Unido, questionar se o premier apoiava a campanha para levar a minissérie da Netflix para as salas de aula. Ele confirmou e ainda revelou que está assistindo a Adolescência com os seus filhos de 16 e 14 anos:

“É um drama muito bom de assistir. Essa violência praticada por homens jovens, influenciados pelo que veem online, é um problema real. É abominável e temos que enfrentá-lo", afirmou. 

Do que trata a série Adolescência

Adolescência, da Netflix, acompanha a história de Jamie Miller, um garoto de 13 anos preso sob acusação de assassinar uma colega de classe. Criada por Stephen Graham (O Chef) e Jack Thorne (His Dark Materials: Fronteiras do Universo), a produção mostra os desdobramentos do crime em quatro episódios, todos filmados em plano-sequência, sem cortes ou montagens.

Embora o enredo não se baseie diretamente em um caso específico, o próprio Stephen Graham afirmou que a série foi inspirada no aumento de ataques com facas entre jovens no Reino Unido. Segundo dados oficiais, crimes desse tipo dobraram na última década na Inglaterra e no País de Gales, sendo que 17,3% dos ofensores têm entre 10 e 17 anos. Assista ao trailer de Adolescência:

LEIA TAMBÉM: Elon Musk é criticado por espalhar desinformação sobre série Adolescência, da Netflix

Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!