Após o sucesso de ‘O Caso Evandro’, 'Projeto Humanos' investiga uma série de crimes ocorridos na cidade que dá nome a temporada, localizada no interior do Pará
Ivan Mizanzuk está de volta com a quinta temporada de Projeto Humanos. O podcast, que ganhou destaque em sua quarta temporada após descobrir reviravoltas inéditas no "Caso Evandro", volta com uma nova análise aprofundada de outro crime real que chocou o Brasil dos anos 1980: o caso dos meninos emasculados de Altamira, cidade no interior do Pará que dá nome à nova temporada.
"Me interessei por Altamira quando estava pesquisando ‘O Caso Evandro’", conta Mizanzuk, "em um determinado momento uma das suspeitas no caso do menino Leandro Bossi, criança que desapareceu dois meses antes do Evandro, também se torna suspeita relacionada aos casos ocorridos em Altamira".
+++ LEIA MAIS: 5 podcasts brasileiros de música para acompanhar no Spotify - Passion4Jazz, No Passinho do Funk e mais [LISTA]
+++ LEIA MAIS: Mano a Mano temporada 2: Convidados, estreia e tudo que sabemos sobre podcast de Mano Brown [LISTA]
Disponível desde quinta-feira (7) no Globoplay e em outros serviços de streaming, o primeiro episódio viaja no tempo para outubro de 1992, quando um menino de 13 anos é encontrado morto e com uma marca em comum com várias outras vítimas que se acumulavam em Altamira desde 1989.
À Rolling Stone Brasil, Ivan antecipou alguns detalhes da nova temporada, seus bastidores, duração e sua própria relação com a pauta - uma história real de violência contra crianças, que ele apurou em meio à própria experiência de paternidade. Confira:
Altamira e o Caso Evandro: similaridades e diferenças
"Não vou entrar nessa de listar similaridades, mas diferenças têm algumas. O primeiro é que o Caso Evandro ocorre em Curitiba, já Altamira é no interior do Pará - eu sempre busco tirar as histórias do eixo Rio-São Paulo", diz Ivan.
+++ LEIA MAIS: Dilma ‘é uma das mulheres mais injustiçadas da história do Brasil,’ diz Mano Brown
Violência e discrição
Segundo o jornalista, a nova temporada ainda trata de uma história muito mais gráfica e violenta que a anterior, o que exigiu dele e de sua equipe uma discrição ainda maior em adaptar o formato para o storytelling detalhado do Projeto Humanos: "É muito mais pesado, muito mais intensos".
"Crimes e certas situações acontecem de forma diferente, dependendo de onde você tá. Altamira ajuda a gente a entender uma parte do Brasil que a gente não quer olhar muito, onde os problemas são resolvidos de uma forma mais difícil", reflete.
Paternidade durante a apuração
Para além do sucesso de um podcast que virou série documental pelo Globoplay, a última temporada de Projeto Humanos, sobre o Caso Evandro, marcou também uma virada pessoal para Ivan Mizanzuk, que tornou-se pai durante o processo de apuração. O jornalista conta que, apesar de todo o distanciamento que seu trabalho exige, ele próprio não conseguiu passar imune a ficar pessoalmente envolvido, especialmente com as famílias das vítimas. Ele garante que o teor de seu trabalho foi tema de "algumas sessões de terapia".
Exposição: ajudou ou atrapalhou?
Com o sucesso da cobertura do Caso Evandro, Ivan também tornou-se figura conhecida. Questionado sobre o impacto dessa exposição na apuração de Altamira, o jornalista diz que surpreendeu-se a ver mais portas abertas após a popularidade.
"Em alguns casos, enfrentávamos resistência de alguma pessoa que não queria dar depoimento, e aí eu já podia dizer: 'Dá um google no meu nome e me procura, dá uma olhada no que eu já fiz'." Segundo Mizanzuk, mesmo em órgãos públicos grandes, seu trabalho chegou a ser reconhecido. Por vezes, diz, ele próprio conseguia ter acesso menos restrito a documentos que o advogado consultor do programa. "Não sei se vai ser sempre assim, mas até agora tem me abrido portas", diz.
Entre policiais
Entre a polícia, Ivan diz que seu trabalho "não é amado, nem odiado por todo mundo". Ao revelar pontos de debate na discussão do Caso Evandro, ele acabou reconhecido por membros da academia. Sua expectativa, diz ele, seria que "todo policial que fosse começar uma investigação pensasse: 'pô, espero que isso não vire o trabalho do Ivan'", comenta.
Duração da nova temporada
"Não vão ter 36 episódios, isso eu posso garantir", brinca. Na temporada anterior, o Projeto Humanos acabou se estendendo, graças às reviravoltas do caso. "Não vai ter tantas idas e vindas como no caso Evandro".
Ouça o primeiro episódio de Projeto Humanos - Altamiraabaixo: