Estrelado por Arnold Schwarzenegger, longa 'menos Stephen King' se distanciou bastante do livro original
Conhecido como Mestre do Horror, Stephen King escreveu livros icônicos de terror, assim como de suspense, drama e aventura. Por conta disso, Hollywood trabalhou com diversas adaptações das obras do autor, como no cinema. Afinal, qual dos filmes é o "menos Stephen King"?
De acordo com matéria do Cinema Blend, O Sobrevivente (1987), estrelado por Arnold Schwarzenegger, é o filme "menos Stephen King." O longa é uma adaptação do livro O Concorrente, lançado em maio de 1982. A produção cinematográfica conta com 66% de aprovação da crítica e 60% do público.
+++LEIA MAIS: Stephen King gostaria de escrever livro sobre Jason, de Sexta-Feira 13
O filme se passa no ano de 2019, época de um Estados Unidos totalitário, onde o programa de televisão favorito é The Running Man (este é o título oficial do livro e filme em inglês), competição na qual prisioneiros devem correr para a liberdade e evitar uma morte brutal. Como bode expiatório do governo, o presidiário Ben Richards (Schwarzenegger) tem a oportunidade de ser livre. O problema? O apresentador Damon Killian (Richard Dawson) não tem a menor intenção de deixá-lo escapar.
Por outro lado, o livro é um pouco diferente. O Concorrente se passa em 2025, ano no qual a população é obrigada a ter uma TV por lei. GratuiTV é o ópio de uma sociedade extremamente desigual, com programação dominada pelos reality shows perigosos, nos quais os participantes arriscam a vida.
+++LEIA MAIS: Por que Stephen King demorou para assistir Clube da Luta?
O protagonista tem em comum apenas o nome. Ben Richards é um desempregado desesperado para salvar a vida da filha, quem tem influenza, doença grave no futuro desse universo. O quadro dela piora a cada dia, além dos remédios serem bastante caros. Disposto ao sacrifício para curar a filha, Ben decide se candidatar a um dos realities e acaba selecionado para O Foragido, jogo de caçada no qual ninguém conseguiu sair vivo.
Como Cinema Blend apontou, O Sobrevivente passou por diversos diretores no desenvolvimento, mas os roteiristas foram os mesmos: Steven E. de Souza e o próprio Arnold Schwarzenegger. Segundo a matéria, quando o ator entrou no projeto, a ideia de fazer um filme próximo ao livro de Stephen King foi aos ares.
+++LEIA MAIS: Qual livro de Stephen King inspirou disco do Metallica? Kirk Hammett responde
Por exemplo, no especial Back To Bachman: Steven E. de Souza Remembers The Running Man, o roteirista lembra como nunca deu a Schwarzenegger uma cópia do livro quando o sugeriu para o projeto. Ou seja, o ator não teve nada do material, o qual teria ajudado na melhora da performance.
Ambas versões são sátiras, mas o filme blockbuster é uma sátira cartunesca, como o site explicou, porque é repleto de trajes amarelos e azuis vibrantes, e os Stalkers são vestidos como supervilões de quadrinhos. É um contraste gritante com a obra original, a qual é tão sombria e terrível quanto diversas outros histórias de Stephen King.
+++LEIA MAIS: Stephen King: Qual obra do escritor ganhou melhor adaptação para o cinema?
O Sobrevivente é o filme de King "menos Stephen King" porque Arnold Schwarzenegger dos anos 1980 é tudo o que os protagonistas criados pelo escritor não são. Segundo Cinema Blend, a tensão e o horror nas histórias do autor vêm da compreensão pessoal das vivências dos personagens, mesmo quando são extremas e sobrenaturais.
+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!